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Considerando conceitos relativos às termociências, julgue os itens a seguir

Considere uma camada-limite laminar sobre uma placa plana. Caso a velocidade da corrente livre seja multiplicada por dois, então a espessura da camada-limite em uma dada seção se reduzirá à metade

Considerando conceitos relativos às termociências, julgue os itens a seguir

Considere que escoe ar com velocidade de 1 m·s-1, paralelamente a uma placa plana quadrada cujo lado seja de 20 cm; que a viscosidade cinemática do ar seja igual a 2,0 × 10-5 Pa·s; e o número de Prandtl, unitário. Considere, ainda, que o número de Nusselt médio do escoamento seja dado pela relação  em que ReL é o número de Reynolds obtido com base na medida do lado da placa. Nessas condições, se a condutividade térmica do ar for igual a 0,04 W·K-1·m-1, então o coeficiente de troca de calor por convecção será igual a 10 W·K-1·m-2

W·K-1·m-1
Suponha que um planeta tenha uma atmosfera de densidade uniforme e altura H (muito menor que o raio do planeta). A pressão atmosférica de equilíbrio na superfície do planeta é P1 . Para a mesma quantidade de gás na atmosfera, suponha que agora a altura da atmosfera é H/2 e que a pressão de equilíbrio na superfície desse mesmo planeta é P2 . Ainda para a mesma quantidade de gás e mesmo planeta, a altura é agora 2 H, e a pressão de equilíbrio na superfície é P3 .

Dado: aceleração da gravidade no planeta pode ser considerada como uma constante.

Considerando-se o que foi apresentado, as pressões atmosféricas são:


Um experimento consiste em um sistema de duas placas, sendo que uma está imóvel (v1 = 0), e a outra é puxada com uma força por unidade de área igual a 1,50 Pa. Um fluido viscoso ocupa o espaço entre as duas placas que se situam a D = 2,0 cm uma da outra. Devido à viscosidade do fluido, a placa de cima se move paralelamente à primeira com v2 = 1,0 cm/s.

A viscosidade η do fluido, em kg/(m.s), é
Um construtor de aviões deseja construir um modelo em escala reduzida de um avião real na razão de 10:1 para poder realizar testes em um túnel de vento. O avião real voa a 108 km/h, enquanto que a velocidade do ar, no túnel onde se encontra o modelo, é dada por V.

As performances dos dois serão equivalentes para um valor de V igual a

Dados:
viscosidade do ar η = 1,8 × 10-5 kg/(m.s)
densidade do ar ρ = 1,3 kg/m3