Filtrar


Questões por página:
Um fluido ideal, sem viscosidade e incompressível, escoa por um tubo horizontal de seção quadrada de lado L1 = 2,0 cm. Esse tubo, a partir de um certo ponto, se expande de modo a ter, a partir desse ponto, o lado L2 = 6,0 cm.

Sabendo que a vazão do tubo é de 3,6 litros/s, a variação da pressão ΔP = P2 - P1, em kPa, é de

Dado: densidade do fluido ρ = 1,0 × 10³ kg/m³
O regime de escoamento na convecção natural é regido pelo adimensional conhecido como número de Grashof.

Tal adimensional é uma medida da importância relativa da(s)
Para determinar o nível de etanol (ρ = 790 kg/m3 ) em um reservatório, um técnico verificou que um manômetro instalado na base do reservatório indicava a pressão de 23,7 kPa. Considerando-se g = 10 m/s2, esse nível, em m, pode ser estimado em

Considere as seguintes quantidades de fluidos colocadas em 3 reservatórios distintos: 14 m3 de água, 1 m3 de mercúrio e 15 m3 de gasolina.

Em ordem crescente de peso nos reservatórios, tem-se

Dados de pesos
específicos (N/m³)
Água 10.000
Gasolina 7.200
Mercúrio 136.000

Deseja-se fazer um pequeno orifício na parede de um reservatório de água, de forma que a água jorrada atinja exatamente o ponto x, localizado a uma distância de 6 m da base do reservatório, conforme indicado na figura acima. Assuma que o reservatório seja aberto e grande o suficiente para que o nível da água, H, permaneça constante e igual a 10 m, mesmo após a abertura do orifício.

Diante dessas informações, o valor, em metros, da distância mínima, y, da lâmina d’água para que a água atinja o ponto x desejado é