Filtrar


Questões por página:

O guindaste da figura abaixo tem estrutura na forma de treliça, com polias de raio R = 10 cm em alguns nós. As barras verticais e horizontais têm comprimento 100 cm. O cabo tem uma extremidade fixa no ponto D e a outra em um tambor que é acionado por um motor através de uma transmissão.

A força na barra BC, em kN, quando a carga é 20 kN, é igual a

Uma estante, com prateleiras de madeira, suporta livros. As dimensões da prateleira são: comprimento L, profundidade b, espessura e, conforme a figura abaixo.

Dados:
Momentos de inércia baricentral de um retângulo de base b e altura e:

I= be3 / 12
L =1 m
e = 10 mm
b = 250 mm
p = 1 N/mm

Admitindo-se que a prateleira é uma viga biapoiada em duas articulações nas extremidades, e que está sujeita a um carregamento uniforme p, correspondente ao peso total dos livros ao longo do comprimento L, a máxima tensão normal nesta prateleira é, em MPa, aproximadamente, de

A figura abaixo representa, esquematicamente, uma corda, de comprimento inicial Lo, utilizada para um jogo chamado "cabo de guerra". Neste jogo, há seis pessoas de cada lado. As pessoas do lado esquerdo fazem força para o lado esquerdo, as pessoas do lado direito fazem força para o lado direito. A, B, C, ... , A', B', C', ... são os pontos onde as pessoas aplicam as forças.

Dados: bo = 2 m, Lo = 12 m, área da seção transversal do corda A = 100 mm2 , módulo de elasticidade do material da corda E = 2,0 GPa.

Admitindo que cada pessoa faz a mesma força F = 1 kN, o aumento do comprimento total, ΔL, da corda, em mm, é igual a

O sistema da figura abaixo representa uma máquina de massa total M, com uma parte girante, de massa m e excentricidade e. A massa girante gira com velocidade angular p. De modo que surge uma força centrífuga F = mep2. A coordenada x varia com o tempo e localiza a parte não girante da máquina. A máquina é suportada por uma suspensão de constante elástica k e constante de amortecimento c. A equação diferencial do movimento é  . O bloco não girante tem um movimento harmônico persistente expresso por x(t) = X cos(pt − Ψ), onde t é o tempo, X é a amplitude da vibração e Ψ é a diferença de fase.

Sobre esse sistema considere:

I. A frequência angular natural do sistema, ω, depende da velocidade angular p.
II. Quando não há amortecimento (c = 0) e a velocidade angular p é igual à frequência angular natural ω, há ressonância.
III. Quando não há amortecimento (c = 0) e a velocidade angular p é maior que a frequência angular natural ω, a diferença de fase é igual a π rad (180°).
IV. A frequência angular natural do sistema, ω, depende do coeficiente de amortecimento c.

Está correto o que consta em

É dada a seção de uma viga sob um determinado carregamento:



Considera-se o eixo z como um eixo perpendicular ao plano da figura, conforme uma base ortonormal positiva. O carregamento na seção é decomposto em duas solicitações: uma força normal aplicada no CG de intensidade N = 10 N, segundo a orientação do eixo z, e um momento que atua no plano yCGz, tracionando as fibras superiores (y positivo) com intensidade 100 Nm. A tensão normal que age no ponto de cotas (x,y) = (-2;10) é:

Dados:

- área da seção da figura S = 10-2 m2
- momento de inércia com relação ao eixo x I x = 5 . 10-4 m4
- momento de inércia com relação ao eixo y I y = 2 . 10-4 m4