Filtrar


Questões por página:
S.F.D,23 anos, sexo feminino, procura atendimento médico, no centro de saúde, devido a dor intensa em região pélvica há 2 semanas, com piora progressiva. Na noite anterior apresentou febre e vômitos. Tem apresentado corrimento vaginal e sua menstruação é irregular desde a adolescência. Durante exame físico o médico constatou TAX: 38,3ºC, PA: 100x60mmHg, FC: 100bpm, abdômen doloroso a palpação com defesa em região pélvica. Toque com dor a mobilização de colo e secreção cervical purulenta.
Considerando o caso descrito, assinale a alternativa CORRETA em relação a conduta a ser tomada pelo médico.
É importante que os profissionais que atuam na atenção primária reconheçam os problemas comuns nos primeiros meses de vida, para um diagnóstico e conduta adequados.
Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA:
H.M.J,56 anos, comparece à consulta chorando e relatando conflitos familiares com o esposo alcoólatra e o filho usuário de drogas. Já pensou em mudar de casa, porém não tem outros familiares e depende financeiramente do esposo. Sua filha mais velha é casada, porém também está com problemas, pois seu esposo também tem problemas com a bebida.
Diante da situação, o médico resolve fazer uma abordagem para tentar ajudar a paciente com seu sofrimento e entender melhor a dinâmica familiar.
São ferramentas possíveis de serem usadas pelo médico para abordagem familiar, EXCETO:
H.M.G,3 anos, é levada pela mãe ao centro de saúde para avaliação de quadro de febre e manchas na pele. Antes mesmo de realizar a anamnese, o médico observa que a criança apresenta um exantema.
São doenças exantemáticas, EXCETO:
Durante reunião de equipe, o agente comunitário de saúde comunica que um novo paciente necessita de cuidados domiciliares. A enfermeira e o médico programam uma visita domiciliar para avaliação do caso.
Nesse contexto, são fundamentos da atenção domiciliar realizada na atenção básica, EXCETO: