Filtrar


Questões por página:
Paciente do sexo masculino,36 anos, estava se dirigindo ao trabalho pela manhã, de bicicleta, sofreu queda com contusão em membro superior direito e procurou a Unidade Básica de Saúde mais próxima ao ocorrido. No atendimento inicial ao paciente, constatou-se que houve uma lesão não grave no antebraço direito.
A MELHOR conduta que deveria ser tomada pela Equipe de Saúde da Família é:
Em relação à Lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001, que dispõe sobre os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais, identifique as afirmativas com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas:
( ) É direito da pessoa portadora de transtorno mental ser tratada, preferencialmente, em serviços comunitários de saúde mental.
( ) A internação involuntária deverá ser comunicada ao Ministério Público Estadual no prazo de 72 horas pelo responsável técnico do estabelecimento.
( ) O paciente pode solicitar, voluntariamente, sua internação psiquiátrica, desde que assine declaração de que optou por esse regime de tratamento, mas o seu término só poderá ser determinado pelo médico assistente.
( ) A internação, quando indicada, seja voluntária ou não, se dará, preferencialmente, em instituições com características asilares.
( ) O tratamento visará, como finalidade permanente, à reinserção social do paciente em seu meio.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Considerando a assistência pré-natal na atenção primária à saúde, é CORRETO afirmar:
Em relação à quimioprofilaxia para o controle da Tuberculose, considere as afirmativas abaixo:
I. Recém-nascidos coabitantes de caso confirmado para Tuberculose devem receber imediatamente a vacinação com BCG e iniciar a quimioproflaxia.
II. Quando a quimioprofilaxia é indicada, a droga de escolha é Isoniazida na dose de 10 mg/kg de peso ao dia, com dose máxima de 300 mg ao dia durante 4 meses.
III. O teste tuberculínico (PPD) deve ser sempre realizado na avaliação inicial do paciente HIV +, independentemente do seu estado clínico ou laboratorial (contagem de células CD4+ e carga viral), devendo ser repetido anualmente nos indivíduos não reatores.
IV. Pacientes adultos coabitantes de caso confirmado e assintomáticos devem realizar radiografia do tórax quando disponível.
São CORRETAS as afirmativas:
Paciente do sexo feminino,21 anos, vem à consulta queixando-se de disúria terminal, polaciúria e dor pélvica de início há um dia. Nega episódios prévios semelhantes. Nega febre, nega dor lombar, nega vômitos e nega corrimento vaginal. Em relação à conduta a adotar, a MELHOR opção é: