Filtrar


Questões por página:
A feudalização e o movimento urbano são dois aspectos que marca o ocidente europeu, entre os séculos X e XIV, e que organiza ao mesmo tempo, o espaço e a sociedade.

Analise as proposições a seguir:

I- No feudalismo há o conjunto de laços pessoais que unem entre si, hierarquicamente, os membros das camadas dominantes da sociedade. Tais laços apoiam-se no benefício que o senhor concedia a seu vassalo em troca de serviços e juramento de fidelidade.
II- O que assegurava o domínio crescente do vassalo sobre seu feudo era, evidentemente, a hereditariedade deste – peça essencial no sistema feudal.
III- No conjunto das terras feudais ocidentais generalizou-se no século XIII um movimento de emancipação que levou a uma melhora na condição jurídica dos camponeses, senão em sua própria situação material.
IV- O vassalo não tinha deveres com a administração, a justiça e o exército senhoriais, por isto não podia sofrer sanções, nem o confisco feudal, segundo a ordem da Madre Igreja.

É CORRETO o que se afirma em:
“Entre os séculos 5º e 10º, nascem modos de pensar e de sentir, temas e obras que formam e informam as futuras estruturas das mentalidades e das sensibilidades medievais.” (LE GOFF, Jacques . ACivilização do Ocidente Medieval. Bauru. SP. EDUSC.2005. P 107).
Considerando a Civilização do Ocidente Medieval, analise as assertivas a seguir e marque a alternativa CORRETA:
“A oposição entre império e papado, no decurso da Idade Média – bem como suas interações – desenvolveu-se de maneira particularmente complexa, sob o signo de dois grandes projetos que se postulavam como universais: o da Igreja Romana que passaria a se apresentar na Europa como o grande fator da unidade da Cristandade Ocidental, e o de um império do Ocidente que já não existia mais a partir da deposição de Rômulo Augusto em 476 d.N NC., mas que a partir daí nunca deixaria de pairar sobre o imaginário político dos novos reinos que, nesta parte ocidental do antigo Império Romano, dava origem aos inúmeros reinos europeus.” (BARROS, José de Assunção. Papas, Imperadores e hereges na Idade Média. RJ. Vozes.2012.. p.150-151).
Considerando esses projetos, assinale a alternativa CORRETA:

“Papado e império na Idade Média. Eis aqui dois projetos universais para uma mesma Cristandade Ocidental que começa a se consolidar desde os primórdios medievais.” (Barros, José D'Assunção. Papas, imperadores e hereges na Idade Média. Petrópolis. Vozes.2012. p.149). Tendo como premissa este fragmento, avalie as assertivas a seguir.


I- No século VIII da era cristã, os dois projetos universais se consolidaram enquanto antagônicos e tomaram rumos diferentes: o de expansão dos reino Franco e o de universalismo espiritual da Igreja Romana sobre as populações cristãs do Ocidente.


II- A ascensão do reino Franco na Europa ocorreu num contexto em que a Igreja Romana, detentora de um vasto território temporal na parte central da Itália, via-se afrontada por duas grandes ameaças, os povos lombardos e o Império Bizantino que controlava a Igreja Cristã Oriental.


III- Homem reformador e consciente das transformações de seu tempo, o Papa Gregório VII, percebeu que a sobrevivência e as possibilidades de desenvolvimento da Igreja, enquanto instituição, dependia de resolver algumas questões, entre estas podemos destacar a necessidade de fixar a autonomia da Igreja em relação ao Império.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

“O que domina a mentalidade dos homens da Idade Média e o que determina o essencial de suas atitudes é o sentimento de insegurança.” (Goff, Jacques Le. Tradução José Rivair de Macedo. A civilização do ocidente medieval. Bauru. SP. Edusc.2005. P 325)

Partindo deste contexto, analise as proposições a seguir:


I- Para combater a insegurança material e moral, a Igreja percebia que só havia uma solução: apoiar-se na solidariedade do grupo e na vida nas comunidades de que se fazia parte.


II- No pensamento medieval, os objetos eram considerados como a figuração de alguma coisa que lhe corresponderia num plano mais elevado, o sagrado, tornando-se símbolo.


III- O simbolismo medieval tem um grande reservatório que é a natureza, mas não dá importância ao significado das palavras. A nominação não é conhecimento e tomada de posse das coisas.


IV- No simbolismo medieval, o mundo animal era sobretudo o universo do bem, eles são sempre símbolos de força, de pureza e de um mundo sagrado.


É CORRETO o que se afirma apenas em: