Filtrar

Cargo:

Escolaridade:

Ano:

Banca Organizadora:

Instituição:

Modalidade:

Disciplina:

Assunto:

Meio Ambiente e Saúde Pública

Questões por página:

Em razão de um relato da presença de escorpiões, um agente de combate a endemias visitou, além da unidade domiciliar do solicitante, quatro vizinhos deste, localizados, respectivamente, à direita, à esquerda, à frente (do outro lado da rua) e nos fundos da residência do solicitante. O morador solicitante havia coletado um escorpião no banheiro, que foi entregue morto ao agente, acondicionado em recipiente plástico com álcool. Na investigação, foi encontrada uma exúvia no ralo da área de serviço da casa do próprio solicitante, além de mais um escorpião em cada um dos domicílios dos vizinhos citados.


Acerca dessa situação hipotética, julgue o item seguinte, à luz do que o Ministério da Saúde preconiza para casos semelhantes.


Os animais capturados durante a citada visita devem ser acondicionados em caixas de papelão próprias, com o campo de identificação da numeração relativa ao respectivo boletim de busca ativa.

Com relação às manifestações de infeção pelo vírus da dengue, julgue o item seguinte.


Considere-se que uma criança que tenha viajado nos últimos 14 dias para uma localidade com transmissão de dengue apresente a seguinte sintomatologia: vômito, diarreia, exantema, cefaleia, sonolência, recusa de alimentação e de ingestão de líquidos. Nesse caso, a suspeita é de dengue, pois a primeira manifestação de infecção pelo vírus da dengue é o vômito combinado com diarreia.

“É a capacidade de certos organismos (agentes) de penetrar, se desenvolver e/ou se multiplicar em um outro (hospedeiro) ocasionando uma infecção.” Trata-se de:

O número de casos de arboviroses transmitidas por vetores em todo o Brasil aumentou consideravelmente. Para o controle epidemiológico, fazem parte dessa classificação as seguintes doenças:

I. Dengue.

II. Zika vírus.

III. Febre amarela.

IV. Leishmaniose.

Estão corretas as alternativas

Em relação à leishmaniose, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) A leishmaniose tegumentar é uma doença sistêmica, pois acomete vários órgãos internos, principalmente o fígado, o baço e a medula óssea individual. ( ) São dois tipos de leishmaniose: leishmaniose tegumentar ou cutânea e leishmaniose visceral ou calazar. ( ) Mosquitos de hábitos noturnos atacam suas vítimas para sugar sangue em geral no entardecer e no começo da noite. ( ) A leishmaniose visceral é uma zoonose que afeta outros animais além do homem. A sequência está correta em