Filtrar


Questões por página:
A poluição constitui um fator diretamente prejudicial à saúde humana e pode se dar de diversas formas, como a atmosférica, hídrica, sonora, visual e do solo. Sobre tal modificação negativa ao meio ambiente e ao bem-estar humano, assinale a afirmativa correta.
Analise as afirmativas:

I. “A infecção é uma competição vital entre um agente etiológico animado e um hospedeiro, portanto uma luta de sobrevivência entre dois seres vivos.”

II. “A infecção ocorre quando o agente deixa o reservatório, e por meio de uma forma conveniente de transmissão, introduz-se no novo hospedeiro suscetível pela via adequada de penetração.”

Assinale a alternativa correta:
Como importante estratégia para promover a humanização dos serviços de saúde, garantir a continuidade do cuidado e evitar hospitalizações desnecessárias, foram estabelecidos, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), o atendimento domiciliar e a internação domiciliar. Esta modalidade de assistência é realizada por equipes multidisciplinares compostas por:
Os moradores do bairro Roseiral, denunciaram aos órgãos públicos, sobre uma grande área loteada em que eram descartados pneus velhos, recipientes plásticos e lixo doméstico. O proprietário já havia sido orientado, porém não tomou providências para a limpeza do local. Com o aumento de casos de dengue, a autoridade sanitária responsável foi acionada pelos Agentes de Combate à Endemias (ACEs) para resolução do problema.
Além da ação descrita, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE uma atividade do ACE em sua área geográfica de atuação.
O acidente com Césio 137 em Goiânia teve como reflexo a escrita da Carta de Vitória, de 1988, na capital do estado do Espírito Santo, quando os coordenadores de vigilância sanitária fizeram chegar às mãos dos legisladores argumentos sobre a vigilância sanitária no país. Como consequência, o tema vigilância sanitária apareceu marcantemente na Constituição Federal de 1988 e a seguir na sua regulamentação, na Lei Orgânica da Saúde – Lei n.8.080, de 1990, o que explica, em certa medida, o modelo de vigilância sanitária desenvolvido especialmente para o Brasil
A partir da implantação do processo de descentralização da saúde no país, em 1990, houve um reordenamento de papéis de cada uma das instâncias de gestão do SUS, dessa forma os estados e a União deixam de agir como elemento de: