Filtrar


Questões por página:

Analise as afirmativas a seguir:


I. Nas últimas décadas, a degradação do meio ambiente vem sendo exaustivamente discutida em função dos danos causados à natureza, além da consequente decadência da qualidade de vida, tanto nas cidades, como no campo.


II. O aumento exponencial da quantidade de resíduos encaminhados aos aterros sanitários com o consequente aumento da sua vida útil e a redução dos impactos ambientais durante a produção de novas matérias-primas são vantagens da reciclagem.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:

I. Na prática, o efeito estufa – controlado e dentro de certos limites – é necessário à manutenção da vida. Se não existisse o efeito estufa, o frio na Terra seria intenso, pois a radiação emitida pelo sol e irradiada pelas superfícies não se manteria em nosso planeta, o que tornaria inviável a sobrevivência das espécies na forma como a conhecemos.

II. A inversão térmica é um fenômeno natural que ocorre principalmente nos grandes centros urbanos industrializados. Ele consiste no aumento de circulação do ar frio (mais denso), devido às correntes marítimas quentes, o que provoca a ocorrência de chuvas ácidas.

Marque a alternativa CORRETA:
“Cientista brasileiro referência mundial em mudanças climáticas, o meteorologista e climatologista Carlos Nobre alerta que os desastres ambientais no Brasil, como o ocorrido nos últimos dias no litoral de São Paulo, tendem a ser cada vez mais frequentes e mais graves”. (CONGRESSO EM FOCO,2023).
No que se refere às possíveis causas de desastres naturais no Brasil, assinale a alternativa correta.
No final da década de 60 e no início da década de 70, fomentando a produção e exportação dos produtos agrícolas, assim como acabar ou minimizar a fome no mundo, teve origem a Revolução Verde (RV). Esta revolução teve como seu precursor Norman Ernest Borlaug, que ganhou o prêmio Nobel da Paz em 1970 (WACHEKOWSKI et al.,2021).
No que se refere à Revolução Verde, assinale a alternativa correta.
“O garimpo ilegal em terras indígenas (TI) na região Norte do Brasil aumentou mais de oito vezes entre 2016 e 2022, apontam dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) [...]. A atividade de garimpo em terras indígenas ganhou projeção nacional em razão da crise sanitária na Terra Indígena Yanomami, a maior do país. Devido ao avanço do garimpo ilegal na região, crianças e adultos enfrentam casos severos de desnutrição e malária”. (G1,2023).

No que se refere aos impactos sociais e ambientais decorrentes do garimpo ilegal em TI, assinale a alternativa incorreta.