Filtrar


Questões por página:

Dentre as unidades de conservação existentes no Brasil para preservação do meio ambiente, os Parques Nacionais tem como objetivo a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica. Criado em 1981, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses garante a proteção de um dos principais patrimônios do estado do Maranhão e do país.

Com relação ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, analise as afirmativas a seguir:

I. O parque abrange áreas dos municípios maranhenses de Barreirinhas, Primeira Cruz e Açailândia.

II. Entre as dunas ativas situadas na área do parque ocorrem lagoas temporárias ou permanentes.

III. A pluviometria local é marcada pelo elevado índice de chuvas e pela regularidade da distribuição ao longo do ano.

Assinale:

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, os resíduos sólidos urbanos correspondem aos resíduos domiciliares e de limpeza urbana apresentam-se em uma maior quantidade no âmbito urbano que rural. O gerenciamento adequado dos resíduos sólidos de construção civil ainda encontra obstáculos pelo desconhecimento da natureza dos resíduos e pela ausência de cultura de separação. Dessa forma, conhecer e diagnosticar os resíduos gerados possibilitará o melhor encaminhamento para o plano de gestão e o gerenciamento desses resíduos. Com relação ao plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos, assinale a afirmativa INCORRETA.
mostrar texto associado
Em cidades como São Paulo e Salvador, territórios ocupados nas encostas pela população de baixa renda constituem as chamadas áreas de risco.

Julgue o próximo item, acerca da formação territorial e de questões ambientais brasileiras.


O fato de o Brasil ocupar uma posição de destaque no debate internacional a respeito do uso de combustíveis fósseis se justifica pelo seu potencial hidroelétrico e de produção de fontes alternativas de energia, como a biomassa.

Julgue o próximo item, acerca da formação territorial e de questões ambientais brasileiras.


A disputa internacional pelo controle e pela biodiversidade da porção brasileira do território amazônico levou o Brasil a instituir projetos de proteção da região baseados em tecnologia moderna.