Questões de Concurso
Filtrar
196 Questões de concurso encontradas
Página 23 de 40
Questões por página:
Julgue o próximo item, acerca da formação territorial e de questões ambientais brasileiras.
Os estados da região Norte do Brasil são predominantemente agrários e extrativistas, com reduzida urbanização e sem rede de telecomunicações eficiente e investimentos voltados à industrialização, razão por que encontram dificuldades de inserção no processo de articulação territorial regional/global.
Para análise das paisagens naturais brasileiras o geógrafo Ab’Saber (1967) propôs uma classificação em domínios morfoclimáticos.
Marque a alternativa que apresenta CORRETAMENTE os aspectos relacionados à concepção da leitura das paisagens por Ab’Saber.
A presença humana sobre a superfície da Terra é marcada pela transformação significativa dos ambientes/espaços pelos quais os humanos passaram e/ou se fixaram.
Considerando as perspectivas sobre o espaço geográfico, leia as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA.
I – Configuração territorial dos objetos geográficos e seu conteúdo social incluindo a vida que lhe proporciona sentido e movimento.
II – Quadro vivo no qual se desenvolvem as relações sociais, organizado pelos seres humanos, constituído pelos elementos naturais humanizados.
III – Produto das relações humanas, a partir das relações sociais vivenciadas, possibilitando a construção de significados, sentidos e identidades.
Existe uma preocupação constante com alternativas sustentáveis para a utilização dos recursos naturais pelas gerações atuais sem comprometer esses recursos para as gerações futuras.
Assinale a alternativa que NÃO apresenta corretamente este contexto.
“O avanço técnico e científico e o crescente processo de industrialização, seja nos países ricos, seja nos pobres, nos capitalistas ou nos socialistas, vêm progressivamente interferindo, agredindo e alterando a natureza, em benefício dos interesses imediatos do homem” (ROSS,2003).
No que se refere à questão ambiental mundial, considerando a complexa relação entre os interesses da sociedade e os recursos da natureza, pode-se afirmar, EXCETO,