Filtrar


Questões por página:
O estado de Minas Gerais e a Amazônia Legal têm em comum os impactos da atividade mineradora. No estado de Minas Gerais, por exemplo, dois desastres ocorreram em função do rompimento de barragens da mineradora Vale S.A, com a contaminação dos rios:
mostrar texto associado
A erosão pluvial é muito mais intensa nas áreas desprovidas de vegetação. A vegetação protege o solo dos impactos causados pelas gotas de chuva, assim como favorece a infiltração da água, diminuindo seu escoamento pela superfície do terreno. Outro fator importante é a declividade do terreno. Quanto mais íngreme (inclinado) for o terreno, maior será a velocidade do escoamento da água da chuva pela encosta, e mais intenso será o efeito da erosão.
mostrar texto associado
Na monocultura intensiva e com uso de agroquímicos – como é o caso da cana-de-açúcar e da silvicultura – não são necessários procedimentos ou cuidados específicos para impedir a contaminação da água ou do solo.
mostrar texto associado
A resiliência urbana é a capacidade de enfrentar fenômenos climáticos intensos sem entrar em colapso. A não ocupação das margens dos cursos d´água é parte fundamental desse novo padrão de relacionamento das cidades com o meio natural, em um modelo de desenvolvimento urbano que incorpore as áreas de preservação permanente da legislação ambiental na legislação urbanística. A aceitação dos cursos d´água e de sua mata ciliar como parte viva das cidades e o respeito às suas necessidades periódicas de transbordamento são essenciais para qualquer cidade que pretenda ser sustentável.
Conforme o pesquisador Acselrad (2009), o entendimento de que o desperdício de matéria e energia constitui-se como o núcleo dos problemas ambientais é apontado como uma tendência governamental para estimular a modernização ecológica, de modo a promover a eficiência e ativar os mercados.
Na visão do pesquisador, essa é uma alternativa de abordagem