Questões de Concurso
Filtrar
238 Questões de concurso encontradas
Página 36 de 48
Questões por página:
“A ativista sueca (...) de 16 anos, foi eleita a 'pessoa do ano' pela revista ‘Time’ nesta quarta-feira (11). Ela ganhou fama e inspirou movimentos estudantis na luta contra o aquecimento global e em defesa da natureza. A estudante é a mais jovem a ser indicada individualmente ao título”.
G1,11/12/2019. Disponível em: <https://glo.bo/2RJ70r0> Adaptado
O trecho acima faz referência à:
Com relação ao contexto desde protesto ambiental no Ártico e à subsequente prisão dos ativistas, analise as afirmativas a seguir.
I . O degelo progressivo do Ártico tem gerado uma disputa entre grupos ambientalistas e empresas russas interessadas na exploração de gás, óleo e minérios.
II . "Os 30 do Ártico" foram detidos pelas autoridades russas após tentarem escalar uma plataforma de petróleo, em protesto contra a exploração de petróleo no Ártico.
III . A Holanda, país da embarcação dos ativistas, pediu a libertação dos "30 do Ártico" junto ao Tribunal Internacional de Direito Marítimo e negociou com a Rússia a retirada da acusação de pirataria que mantém os ativistas presos.
Assinale:
(Disponível em: https://g1.globo.com/meio-ambiente/amazonia/ noticia/2022/04/18/como-desmatamento-pode-aumentar-anemia-emcriancas-na-amazonia.ghtml. Acesso em: 18/04/2022.)
Sobre a floresta Amazônica, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O avanço do desmatamento, impulsionado pela criação de áreas de pastagem para bois, tende a reduzir a oferta de carne de caça para indígenas, ribeirinhos e comunidades tradicionais amazônicas, grupos socialmente vulneráveis. ( ) A presença do número significativo do confinamento bovino na região privilegia as famílias ribeirinhas, mesmo com o preço alto das carnes; isto não é fato preponderante para a falta deste alimento nas mesas. ( ) Eventos atípicos como fortes secas ou cheias têm atingido a região amazônica nos últimos anos, contribuindo cada vez mais para o desequilíbrio ambiental nas áreas já degradadas por ação humana.
A sequência está correta em
Sobre as características da economia brasileira, analise as assertivas a seguir.
I. Uma estimativa do Centro de Pesquisa Econômica e de Negócios (CEBR) indica que em 2011 estávamos na 6ª posição frente a outros países em relação ao Produto Interno Bruto mensurado em dólares. A projeção é que, neste ano devemos ficar atrás da Austrália, ocupando o 13º lugar.
II. O PIB representa a riqueza gerada; nós contamos com, aproximadamente,211 milhões de brasileiros residentes no país.
III. A frequente desvalorização do real frente ao dólar, a instabilidade política, bem como a insegurança que nosso país gera aos investidores fizeram com que tudo encarecesse mais e muitos não conseguissem lidar com o baque.
IV. Para o crescimento da nossa economia, seria necessário produzir mais com o que temos disponível. Contudo, o baixo investimento em inovação e em qualificação da mão de obra, os erros de investimentos, o sistema tributário complexo e desconexo, a baixa interação econômica com outras nações e, também, as políticas externas conturbadas ou ineficazes, resultaram para que sejamos vistos com desconfiança, tanto internamente quanto externamente.
V. Produtos importados de outros países para suprir a demanda interna fizeram com que o real movimentasse o mercado interno, favorecendo, assim, a moeda e o comércio interno.
Está correto o que se afirma apenas em
O garimpo ilegal no Brasil acontece, principalmente, na região Norte do país, em áreas de fronteira e, muitas vezes, dentro de territórios indígenas e de preservação ambiental. A atividade clandestina causa desmatamento da Amazônia, sendo responsável pela contaminação das águas, do solo e do ar.
(Fonte: Brasil de Fato.)
Sobre o garimpo ilegal no Brasil é possível inferir que, EXCETO: