Filtrar


Questões por página:
Em junho de 2012 ocorreu, na cidade do Rio de Janeiro, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável − a Rio+20. Para boa parte dos presentes, o resultado da reunião
mostrar texto associado
A imagem acima retrata um ato de protesto contra as alterações do Código Florestal realizado por estudantes, em 2011, nas ruas de Cuiabá. Em um dos cartazes dos manifestantes, lê-se: “ Novo Código? Vôte!”, indicando o desgosto dos cuiabanos com a votação das alterações do Código Florestal. A e expressão “vôte” é um ma gíria local, que significa algo o como “cruzes! !” ou “nossa!”.

(Adaptado de : http:// www.oeco.org.br/salada-verde/25167-cuiba-vai-as-ruas-contra-alteracoes-no-codigo-florestal).

I. Os manifestantes criticam o projeto votado, que possibilita a redução da área de Reserva Legal, ou seja a, da área de mata nativa que deve ser preservada dentro das propriedades.

II. Os manifetantes criticam a redução das Áreas de Preservação Permanente, como beira de rios, topo de morros e encostas.

III. Os manifestantes se opõem à conversão das multas por desmatamento ilegal em reflorestamento, inclusive para os grandes proprietários.

Assinale:
mostrar texto associado
Com relação aos biomas brasileiros representados no mapa acima, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) O Bioma Amzônia e o Bioma Pantanal ocupam, juntos, mais de metade do território brasileiro.

( ) O Bioma Pantanal é o de menor extensão territorial.

( ) O Bioma Cerrado constitui a maior superfície inundável interiorana do mundo.

As afirmativas são o, respectivamente,
Do ponto de vista socioambiental, a proteção das terras indígenas e de sua riqueza cultural e étnica implica a o enfrentamento de uma série de pressões que a prejudicam, direta e indiretamente. As alternativas abaixo listam algumas dessas pressões diretas e indiretas a serem combatidas, à exceção de uma. Assinale-a.
O IBAMA − Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis suspendeu na última terça-feira (19/04) o licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica São Luiz do Tapajós, prevista para a região oeste do Pará. A Eletrobrás − Elé- tricas Brasileiras informou que não vai comentar o assunto. (Adaptado de: http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2016/04/ibama-suspende-licenca-ambiental-da-hidreletrica-de-sao-luiz-do-tapajos.html) A suspenção e o arquivamento do projeto da usina foram motivados por