Filtrar


Questões por página:
Sobre bens culturais, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) São considerados bens culturais imateriais festas, celebrações, narrativas orais, danças, músicas e modos de fazer artesanais.
( ) São considerados bens culturais materiais os bens do patrimônio tangível, que possuem materialidade.
( ) Os mecanismos de valorização dos aspectos imateriais do patrimônio cultural passam por inventários dos bens culturais imateriais e pelo registro daqueles selecionados por parte do Estado.
( ) Os mecanismos de valorização dos aspectos materiais do patrimônio arqueológico passam por inventários dos bens culturais materiais e pelo registro daqueles selecionados por parte do Estado.
Sobre as guardas compartilhadas de bens culturais indígenas, analise os documentos abaixo e indique em quais elas estão fundamentadas.
I. Constituição de 1988. II. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. III. Declaração das Nações Unidas sobre os direitos dos Povos Indígenas (UNESCO 2017). IV. Policy on Engaging with Indigenous Peoples (UNESCO 2018). V. Política Nacional de Museus (PNM) (2007). VI. Política de Patrimônio Cultural Material (PPCM) (Iphan 2018).
Sobre manifestações culturais indígenas, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. As manifestações culturais dos povos indígenas não constituem parte da identidade do país.
II. As danças, modos de fazer, rituais e práticas artísticas indígenas são práticas culturais que não representam o patrimônio cultural brasileiro.
III. As manifestações culturais dos povos indígenas compõem parte da formação da sociedade brasileira e são reconhecidas como patrimônio cultural brasileiro.
IV. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) não considera expressões indígenas como bens representativos do patrimônio cultural brasileiro.
Sobre patrimonialização de bens culturais indígenas, é correto afirmar que:
Leia o texto a seguir.
Nos debates atuais, ganharam relevo os temas relacionados com a corporalidade, o estatuto ontológico de imagens e artefatos, os poderes agentivos dos objetos materiais e dos sistemas gráficos, assim como o lugar dos artefatos nas abordagens perspectivistas. [...] Visando circunscrever o assunto e apontar alguns temas relevantes, enfatiza-se que, na vida indígena, a arte configura uma expressão de conhecimento que é material, técnica e prática e se exerce em diversos campos da criação e utilização das obras produzidas.
LAGROU, E.; VAN VELTHEM, L. H. As artes indígenas: olhares cruzados. BIB, São Paulo, n.87,3/2018, p.133-156. DOI: 10.17666/bib8706/2018
A respeito da arte indígena, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) A arte entre os povos indígenas é dissociada dos artefatos. ( ) Entre os povos indígenas, o belo não está dissociado de seu sentido prático. ( ) Arte é um conceito indígena. ( ) Artefatos indígenas são definidos exclusivamente pela sua funcionalidade.