Questões de Concurso
Filtrar
89 Questões de concurso encontradas
Página 6 de 18
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Escola de Sargentos das Armas (ESA)
Disciplina:
História
Após as primeiras expedições, os enviados da Coroa portuguesa perceberam que não seria possível obter aqui [no Brasil] lucros fáceis e imediatos
(COTRIM, Gilberto. História Global – Brasil e Geral. p.217)
Qual foi o principal motivo que levou os colonizadores portugueses a entenderem que a exploração da colônia na América do Sul não seria fácil?
Disciplina:
História
As tecnologias produzidas no Brasil, com o conhecimento africano, e transmitidas pelos afrodescendentes, são elementos importantes da matriz africana. Elas estiveram presentes na cultura negra durante o período escravocrata, no período pós-abolição e, claro, estão presentes também na atualidade. Elas representam formas de organização dos territórios a partir da civilidade africana e afrodescendente. Os conhecimentos associados às tecnologias africanas e afrodescendentes foram transmitidos durante o escravismo e na formação dos quilombos. Tiveram papel importante nos processos de resistência ao escravismo e estiveram na gênese de tecnologias africanas e afrodescendentes presentes na metalurgia, mineração, agricultura, construção civil, carpintaria, produção têxtil, navegação, fabricação de instrumentos musicais, medicina, engenharia e outras áreas.
(SILVA, L. C. R., DIAS, R. B. As tecnologias derivadas da matriz africana no Brasil,2010. Adaptado.)
O processo de escravidão transatlântica não trouxe apenas pessoas para servirem como mão de obra nas colônias da América, mas também tecnologias, cosmovisão, plantas e diversos conhecimentos em fluxos que não foram totalmente interrompidos com o término da escravidão, mas que se mantiveram ativos. Mostrar a presença das tecnologias africanas e afrodescendentes no Brasil implica, dentre outros fatores:
(SILVA, L. C. R., DIAS, R. B. As tecnologias derivadas da matriz africana no Brasil,2010. Adaptado.)
O processo de escravidão transatlântica não trouxe apenas pessoas para servirem como mão de obra nas colônias da América, mas também tecnologias, cosmovisão, plantas e diversos conhecimentos em fluxos que não foram totalmente interrompidos com o término da escravidão, mas que se mantiveram ativos. Mostrar a presença das tecnologias africanas e afrodescendentes no Brasil implica, dentre outros fatores:
Concurso:
Prefeitura Municipal de São José - SC
Disciplina:
História
Sem dúvidas, a cultura indígena foi influenciada pelos processos de conversão, entre eles, o que foi implantado pelos missionários jesuítas no território brasileiro, para cristianizar os gentios reunidos:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Rio Claro - S
Disciplina:
História
A História do Brasil deve ser compreendida de acordo com aspectos políticos, econômicos e sociais e estudado a partir do desenvolvimento das atividades ocorridas no território nacional. Sobre o período que a historiografia nomeia como Brasil Colonial, é correto afirmar que:
“Depois de dominado o território foi preciso ocupar de forma produtiva a terra, montando nela um sistema de produção cujos lucros cobrissem os gastos da ocupação adotando no Brasil. Alguns historiadores consideram que a origem do Estado no Brasil data da implantação do governo-geral em Salvador na Bahia, e teve como importância, segundo Boris Fausto: ‘a instituição do governo-geral iria representar um passo importante na organização administrativa da colônia e também representou um esforço de centralização administrativa’, trecho retirado do livro História Concisa do Brasil.” (Disponível em: http://bloghistoriacritica.blogspot.com.br/2009/11/formacao-do-estado-no-brasil-colonia-e.html.) Uma das principais funções a que se propunha do governo-geral citado era: