Filtrar


Questões por página:

Observe os mapas 1 e 2 para responder à questão.

As mudanças ocorridas nos territórios representados entre os mapas 1 e 2 estão relacionadas

Leia o texto abaixo sobre práticas protecionistas recentes:

“(...) Tanto o Brasil quanto os EUA adotaram medidas protecionistas nos últimos cinco anos. As duas principais razões foram a crise econômica internacional e a concorrência da China. Do lado americano, o principal instrumento foi a concessão de subsídios. Já o Brasil fez uso de tarifas de importação, defesa comercial e requisitos de conteúdo local.”

BONOMO, Diego. Protecionismo brasileiro e americano. Folha de S. Paulo,10 de outubro de 2012, p.3.

Assinale a alternativa correta que identifica as diferenças de contexto histórico e econômico em que a prática do protecionismo foi adotada no período atual e no período da Idade Moderna europeia (século XV-XVIII).

A política mercantilista do Império Português caracterizou-se como:

    “As teorias e práticas mercantilistas estão inseridas no contexto da transição do Feudalismo para o Capitalismo, possuindo ainda características marcantes das estruturas econômicas feudais e já diversos fatores que serão mais tarde identificados com características capitalistas, não sendo nenhum dos dois sistemas, no entanto. O termo mercantilismo define os aspectos econômicos desse processo de transição. Se o mercantilismo tem sua contraparte política no Estado absoluto, no campo social tem relação com a estrutura social comumente conhecida como sociedade do Antigo Regime.” (SILVA, Kalina V. & SILVA, Maciel Henrique. “Dicionário de conceitos históricos”. São Paulo : Contexto, 2009, p.283-284).

Das práticas apresentadas abaixo, qual não pode ser identificada como pertencente ao mercantilismo:

O mercantilismo do Estado Moderno evidenciou a íntima relação entre o Estado e a economia. Relacionadas ao mercantilismo, todas as alternativas estão corretas, exceto a: