Questões de Concurso
Filtrar
28 Questões de concurso encontradas
Página 3 de 6
Questões por página:
I. A escolha da metodologia e dos recursos complementares necessários para o alcance dos objetivos do processo de Avaliação Psicológica é de responsabilidade da(o) profissional, que deverá avaliar constantemente o caráter científico e ético desses procedimentos, bem como respaldar-se tecnicamente para a utilização deles. É necessário contínuo aprimoramento profissional para que a(o) Psicóloga(o) tenha conhecimento de técnicas e instrumentos atualizados e aplicáveis à população e contexto em estudo, bem como domínio sobre a aplicação e aplicabilidade deles. Deve-se ter atenção ao uso de instrumentos originais e aprovados pelo Satepsi e/ou com comprovada referência na literatura a partir de estudos científicos em revistas reconhecidamente aceitas no meio científico. II. A psicopatologia biológica enfatiza os aspectos cerebrais, neuroquímicos ou neurofisiológicos das doenças e dos sintomas mentais. A base de todo transtorno mental são alterações de mecanismos neurais e de determinadas áreas e circuitos cerebrais. Em contraposição, a perspectiva sociocultural visa estudar os transtornos mentais como comportamentos desviantes que surgem a partir de certos fatores socioculturais.
Marque a alternativa CORRETA:
“(...) a perspectiva das diferenças individuais também vem pesquisando o tema da personalidade. Em resumo, poder-se-ia afirmar que a maior parte dos programas de pesquisa que abordam o problema das diferenças de personalidade vem concentrando-se na análise dos traços psicológicos, ou seja, nas propriedades da personalidade que podem ajudar a explicar as diferenças de conduta.”
(Colom,2006, p.33.)
De acordo com o referido fragmento de texto e em relação ao construto da personalidade nos estudos da psicologia das diferenças individuais, assinale a afirmativa correta.
“Pesquisas úteis são conduzidas frequentemente sobre estilos de aprendizagem e formas de inteligência. Leia essas pesquisas. A ideia básica que você deve ter em mente é que os estudantes devem pensar por si mesmos. Seu trabalho é ensiná-los como pensar e dar a eles as ferramentas necessárias. Seus estudantes ficarão muito surpresos ao perceberem o quão inteligentes são. E você não precisa mostrar a eles o quão inteligente você é...”
(Sandtrock,2009, p.2.)
A referida citação remete à abordagem psicológica da educação. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A psicologia educacional extrai muito de seu conhecimento de uma teoria mais ampla e da pesquisa em psicologia.
( ) A psicologia educacional tem como objetivo fornecer conhecimento de pesquisa que possa ser eficientemente aplicado a situações de ensino.
( ) As teorias inatista-maturacionistas da aprendizagem preconizam que o desenvolvimento e a aprendizagem são processos incoerentes e que o ambiente e a experiência são determinantes do comportamento.
( ) As teorias psicogenéticas concebem que o desenvolvimento é um processo mediado, ou seja, as mudanças que ocorrem ao longo da vida estão marcadas pela interação que as pessoas estabelecem com seu meio social e cultural.
A sequência está correta em