Filtrar


Questões por página:
A sociedade da informação transformou a comunicação social em um produto de grande valor não apenas como a narrativa de fatos do cotidiano, mas principalmente pela possibilidade de influenciar pessoas através de conteúdos nas plataformas digitais, como Twitter, Facebook, WhatsApp. Mas ao mesmo tempo vive-se um paradoxo, ou seja, dispõem-se de mais informações, mas acelera-se um processo de desinformação com a disseminação de fake news. A produção de fake news
Com raríssimas exceções, pode-se dizer que hoje não mais existem veículos com uma linha editorial. Essa coisa quase extinta é bastante difícil de se definir e as pessoas praticamente não percebem quando ela está lá. Inconscientemente, os leitores mais sensíveis sabem que determinado periódico tem uma “cara” com a qual eles se identificam - mas, se perguntados, não saberiam defini-la de maneira objetiva.
(Adaptado de: BORGES, Julio Daio. A tal da linha editorial. In: Observatório da Imprensa)
A partir do texto acima é correto afirmar que linha editorial
As fontes na apuração jornalística podem ser classificadas sob vários aspectos: quanto ao tipo de informação, à maneira como aparecem na notícia, aos setores onde são apuradas, entre outros. Assinale a alternativa em que as fontes recebem classificações INCORRETAS quanto à sua natureza.
Nas técnicas de apuração jornalística as fontes são um fator determinante para a qualidade da informação produzida pelos meios de comunicação. Sobre as fontes utilizadas na apuração jornalística, assinale a alternativa INCORRETA.
Relacione os tipos de pesquisa relacionados a seguir, às suas respectivas características 1. Etnográfica 2. Experimental 3. Por survey 4. Por observação 5. Por focus group ( ) Baseia-se em enquetes rápidas, que visam identificar normalmente o grau de satisfação e algumas preferências do consumidor. ( ) Baseia-se na relação de causa e efeito, através da alteração de alguma variável e observação dos resultados. ( ) Baseia-se na discussão de um assunto de interesse por um grupo pequeno de pessoas pré-selecionadas com base em critérios específicos. ( ) Baseia-se no acompanhamento do consumidor no seu dia-adia para identificar desejos ocultos ou particularidades. ( ) Baseia-se no relato feito por pesquisadores a partir do que observam no objeto de pesquisa. Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada.