Questões de Concurso
Filtrar
29 Questões de concurso encontradas
Página 4 de 6
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Pedagogia
Em uma escola do município de Francisco Morato, a equipe pedagógica tem discutido como melhorar os processos pedagógicos para desenvolver as capacidades dos estudantes de pensar, sentir e agir de modo cada vez mais amplo e profundo diante da crescente complexidade da vida, comprometendo-os também com o entorno. A partir da pesquisa coletiva, chegaram a uma proposta aderente a seus anseios e que se baseia em “formas de desenvolver o processo de aprender, utilizando experiências reais ou simuladas, visando às condições de solucionar, com sucesso, desafios advindos das atividades essenciais da prática social, em diferentes contextos” (BERBEL,2011, p.29). Assinale a alternativa que corresponde à definição apresentada.
A base da pesquisa científica de qualidade é um bom delineamento de estudo, e a definição do tipo de estudo é fundamental neste processo. O pesquisador para planejar um experimento, deve seguir a seguinte lógica de raciocínio: escolher entre os diversos tipos de pesquisa, aquela que se enquadra melhor nos seus objetivos e na população a ser estudada e delinear corretamente o estudo para responder à pergunta de pesquisa. Existem alguns tipos de estudo principais. Analise o exemplo de pesquisa a seguir:
Em 1986 teve início um estudo no convento das irmãs da Escola de Notre Dame. Como característica geral e obrigatória das pessoas que desejavam ingressar nessa congregação estava a vocação religiosa, o fato de serem solteiras e celibatárias por decisão pessoal, voluntária e independente e, serem graduadas em cursos de pedagogia, exercendo a profissão de professoras em escolas católicas. Somando-se a isto, a característica de que todas as participantes têm uma vida diária intensamente ativa, com atividades de ensino associados aos trabalhos do convento, que vão desde os serviços de cozinha, costura, jardinagem e horticultura, assim como, atividades de lazer que demandam de atividade intelectual intensa, como jogos de cartas aos mais diversos. O Epidemiologista e professor de Neurologia Drº David Snowdon, iniciou o estudo da doença de Alzheimer, buscando aprender por que o cérebro se deteriora com a idade em algumas pessoas e em outras não. As freiras foram acompanhadas por mais de 30 anos e o estudo tornou-se um dos mais importantes do mundo sobre envelhecimento e doença de Alzheimer porque utiliza informações obtidas antes do início dos sintomas da doença.
Pode-se dizer que o estudo descrito no exemplo acima é do tipo:
Em 1986 teve início um estudo no convento das irmãs da Escola de Notre Dame. Como característica geral e obrigatória das pessoas que desejavam ingressar nessa congregação estava a vocação religiosa, o fato de serem solteiras e celibatárias por decisão pessoal, voluntária e independente e, serem graduadas em cursos de pedagogia, exercendo a profissão de professoras em escolas católicas. Somando-se a isto, a característica de que todas as participantes têm uma vida diária intensamente ativa, com atividades de ensino associados aos trabalhos do convento, que vão desde os serviços de cozinha, costura, jardinagem e horticultura, assim como, atividades de lazer que demandam de atividade intelectual intensa, como jogos de cartas aos mais diversos. O Epidemiologista e professor de Neurologia Drº David Snowdon, iniciou o estudo da doença de Alzheimer, buscando aprender por que o cérebro se deteriora com a idade em algumas pessoas e em outras não. As freiras foram acompanhadas por mais de 30 anos e o estudo tornou-se um dos mais importantes do mundo sobre envelhecimento e doença de Alzheimer porque utiliza informações obtidas antes do início dos sintomas da doença.
Pode-se dizer que o estudo descrito no exemplo acima é do tipo:
O Projeto de Pesquisa deve ser um roteiro para a elaboração de pesquisa em uma determinada área, que possibilita a produção do conhecimento e sua sistematização sobre o tema específico a ser abordando. O tema abordado deve constituir-se no objeto de estudo da pesquisa. Sobre a seção “Objetivos”, analise as afirmativas a seguir.
I. A apresentação dos objetivos varia em função da natureza do projeto. Nos objetivos da pesquisa cabe identificar claramente o problema e apresentar sua delimitação. Apresentam-se os objetivos de forma geral e específica. II. O objetivo geral define o que o pesquisador pretende atingir com sua investigação. III. Os objetivos específicos definem etapas do trabalho a serem realizadas para que se alcance o objetivo geral. Podem ser: exploratórios, descritivos e explicativos.
Assinale a alternativa correta.
I. A apresentação dos objetivos varia em função da natureza do projeto. Nos objetivos da pesquisa cabe identificar claramente o problema e apresentar sua delimitação. Apresentam-se os objetivos de forma geral e específica. II. O objetivo geral define o que o pesquisador pretende atingir com sua investigação. III. Os objetivos específicos definem etapas do trabalho a serem realizadas para que se alcance o objetivo geral. Podem ser: exploratórios, descritivos e explicativos.
Assinale a alternativa correta.
Um projeto de pesquisa é, segundo a ABNT, uma descrição da estrutura de um empreendimento a ser realizado. O projeto de pesquisa é, portanto, um documento que irá apresentar os planos para o desenvolvimento de possíveis atividades realizadas durante a pesquisa. Ele não é a sua pesquisa final, mas um planejamento do que você pretende desenvolver. Uma das informações que deve constar na seção "Material e métodos" de um projeto de pesquisa é:
Ao escolher a metodologia de ensino ideal para a escola é possível colocar em prática sua missão, visão e valores implementados na aprendizagem dos alunos. Desse modo, eles são educados seguindo esses princípios, motivados pelo que a gestão acredita ser o melhor para o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus estudantes. Portanto, a metodologia escolhida guiará os professores nesse processo, indicando as metodologias de ensino e, às vezes, até mesmo os recursos de aprendizagem. O Brasil tem um representante importante entre os teóricos da educação; Paulo Freire (1921-1997) foi um educador e filósofo brasileiro, reconhecido mundialmente por aquilo que se denominou de metodologia freiriana. Segundo o método freiriano, há três fases no processo de desenvolvimento do pensamento crítico. Considerando a informação dada, NÃO representa uma das fases no processo de desenvolvimento do pensamento crítico da metodologia freiriana: