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Concurso:
DETRAN-MA
Disciplina:
Engenharia de Transportes e Trânsito
Sobre os efeitos do greide nas faixas de mudança de velocidade próximas a interseções, analise as afirmativas a seguir.
I. O greide ascendente diminui o comprimento da faixa de desaceleração e aumenta o comprimento da faixa de aceleração.
II. O greide descendente aumenta o comprimento da faixa de desaceleração e diminui o comprimento da faixa de aceleração.
III. Ao serem projetadas interseções em níveis diferentes, é conveniente fazer a rodovia principal passar sobre a rodovia secundária.
Assinale:
I. O greide ascendente diminui o comprimento da faixa de desaceleração e aumenta o comprimento da faixa de aceleração.
II. O greide descendente aumenta o comprimento da faixa de desaceleração e diminui o comprimento da faixa de aceleração.
III. Ao serem projetadas interseções em níveis diferentes, é conveniente fazer a rodovia principal passar sobre a rodovia secundária.
Assinale:
Concurso:
DETRAN-MA
Disciplina:
Engenharia de Transportes e Trânsito
Em 1 km de uma rodovia composta por duas faixas em uma direção, foram observados 10 veículos por faixa. Sabendo que cada carro percorre 10 m a cada 0,5 s, o número de veículos nessa rodovia, em 10 minutos, será de
Concurso:
DETRAN-MA
Disciplina:
Engenharia de Transportes e Trânsito
Um veículo transita a uma velocidade de 36 km/h, quando seu condutor percebe que há um veículo parado à sua frente. Admitindo que o coeficiente de atrito entre os pneus do veículo e o pavimento é de 0,4 e que a aceleração da gravidade vale 10 m/s², a distância percorrida pelo veículo desde o momento em que o condutor aciona o pedal do freio, iniciando a desaceleração, até o instante em que o veículo para totalmente é de, aproximadamente,
Concurso:
Prefeitura de Nova Mutum - MT
Disciplina:
Engenharia de Transportes e Trânsito
Pretende-se implantar uma faixa de travessia de pedestres em nível em uma via arterial de uma cidade, na qual há quatro faixas de tráfego (duas para cada direção, separadas por sinalização horizontal) com largura de 3,65 m cada uma. A estratégia mais indicada para aumentar a segurança viária dos pedestres, utilizando dispositivos físicos que não gerem impactos significativos na velocidade dos veículos ou na capacidade da via, é implantar em conjunto: