Filtrar


Questões por página:
O método de controle biológico baseia-se no uso de inimigos naturais (fungos, insetos, bactérias, vírus, aves, peixes etc.) capazes de reduzir as populações de plantas daninhas e, assim, sua capacidade de competir com as culturas agrícolas. O controle biológico é dividido em três práticas. É um exemplo da estratégia aumentativa:

Considerando os efeitos diretos e indiretos que os microrganismos presentes no solo exercem sobre as plantas, julgue o item a seguir.


As rizobactérias promotoras de crescimento de plantas, como diversas espécies do gênero Bacillus, proporcionam às plantas aumento da absorção de nutrientes e da resistência a estresses abióticos.

Considerando os efeitos diretos e indiretos que os microrganismos presentes no solo exercem sobre as plantas, julgue o item a seguir.


O Azospirrillum é uma bactéria endofítica obrigatória que vive no interior das plantas sem lhes causar malefícios e não produz estruturas externas visíveis como os nódulos de rizóbios.

Plantas daninhas podem causar grandes problemas antes, durante e após a condução dos cultivos vegetais. Acerca desse tema, julgue o seguinte item.


Se não controladas, as plantas daninhas causam prejuízos diretos ao agricultor, como a redução da qualidade do produto comercial e a não certificação de sementes e mudas, além de danos indiretos, como a hospedagem de fitopatógenos.

Acerca das técnicas comumente usadas na silvicultura, julgue o item a seguir.


O cuidado com as mudas, conhecido como coroamento, deve ser continuado até que as plantas sejam capazes de controlar as ervas daninhas através do sombreamento, período que tende a ser mais curto para espécies de crescimento acelerado, como o eucalipto.