Questões de Concurso
Filtrar
50 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 10
Questões por página:
A disbiose da cavidade bucal refere-se à estabilidade da composição da microbiota bucal, relacionada ao equilíbrio da diversidade dos microrganismos presentes na boca.
Analise as afirmativas abaixo sobre essas bactérias e as lesões cariosas:
1. O S. mutans está mais associado à lesão inicial de cárie, do que com a sua progressão, quando comparado aos lactobacilos.2. Os lactobacilos conseguem se multiplicar no baixo pH do biofilme.3. O S. mutans está mais associado com a progressão da lesão do que com a lesão inicial, quando comparado aos lactobacilos.4. O L. casei apresenta potencial patogênico devido à sua capacidade de colonizar superfícies lisas do dente e produzir um biofilme aderido (formação de glicanos aderentes).5. Os lactobacilos são bastonetes Gram-negativos e esporulados.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Assinale a alternativa correta sobre as manifestações clínicas desses estágios.
Analise as afirmativas a seguir:
I. Nos seres humanos, as más condições de higiene bucal podem causar doenças bucais, que, por sua vez, podem levar a enfermidades.
II. Nas arcadas dentárias, o ponto de contato é o local em que as faces proximais não se tocam na posição normal. Esse ponto é frequentemente um local de origem de cáries e de outras colônias de bactérias, pois nele não incide a saliva, que possui uma função prioritariamente bactericida.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. A cárie dentária é uma doença resultante do desequilíbrio do binômio saúde-doença, podendo apresentar lesões-sinais na população. Esses sinais são clinicamente conhecidos como “cáries”, pois referem-se às lesões da infecção virótica propriamente dita. Em geral, as lesões causadas pela cárie são agravadas pelo consumo exagerado, pelo paciente, de alimentos ricos em sódio, fibras e vitamina C.
II. A odontogeriatria inclui o estudo do impacto de fatores sociais e demográficos no estado de saúde bucal dos idosos, a prevenção de complicações respiratórias e cardiovasculares, a promoção da independência funcional, assim como o estudo do envelhecimento do sistema estomatognático e suas consequências.
Marque a alternativa CORRETA: