Filtrar


Questões por página:

O Diagnóstico Sorológico das infecções Virais tem por finalidades: diagnosticar uma enfermidade causada por vírus, identificar novos tipos de vírus isolados e estudar epidemiologicamente o comportamento de uma virose numa dada comunidade. Analise as afirmativas abaixo sobre a descrição do ensaio.

 

I - Teste de Neutralização: Os vírus infecciosos quando interagem com o anticorpo específico são neutralizados e, por conseguinte, perdem a capacidade de infectar células permissivas.

II - Reação de Hemadsorção: Uma suspensão de hemácias é adicionada à cultura e estas irão se ligar às proteínas virais expressas na superfície das células infectadas.

III - Reação de Hemaglutinação: Os vírus se ligam diretamente às hemácias formando agrupamentos visíveis.

IV - Teste de Inibição da Hemaglutinação: A capacidade de hemaglutinação de um vírus é bloqueada quando esse vírus reage com o anticorpo específico.

 

Está(ão) CORRETA(S)

As técnicas rotineiramente utilizadas para o diagnóstico da infecção pelo HIV são baseadas na detecção de anticorpos contra o vírus. Estas técnicas apresentam excelentes resultados e são menos dispendiosas, sendo de escolha para toda e qualquer triagem inicial. Outras técnicas detectam diretamente o vírus ou suas partículas. São menos utilizadas rotineiramente, sendo aplicadas em situações específicas, tais como: exames sorológicos indeterminados ou duvidosos, mensuração da carga viral para controle de tratamento entre outros.
Entre as técnicas abaixo QUAL REPRESENTA a que detecta a presença do vírus?
Aproximadamente 95% dos casos de hepatite são causados por cinco tipos principais de víms: hepatite A, B, C, D e E. Assinale a única alternativa CORRETA sobre esse assunto.

As técnicas para exame direto de amostras clínicas não-coradas são usadas para demonstrar a presença de microorganismos ou para observar algumas características bioquímicas, fisiológicas ou sorológicas.


Sobre esse assunto, analise as proposições e assinale a única alternativa CORRETA.

Cocos gram-positivos em cachos; catalase positiva; cremosa, opaca, colônias amareladas em ágar sangue de carneiro e coagulase positiva em lâmina e/ou em tubo em 4 horas, podem ser identificadas como