Filtrar


Questões por página:
A doença de Lyme é um distúrbio inflamatório multissistêmico, cujo agente etiológico é a Borrelia burgdoferi. Esta bactéria microaerofílica, segundo suas características morfológicas, é classificada como:
As características morfológicas das bactérias oferecem informações essenciais para correta identificação desses microorganismos. A Serratia marcescens, Salmonella tiphy e Shigella dysenteriae são, respectivamente, classificadas quanto à motilidade como:
Os pacientes em uso da terapia pré-exposição para o HIV, conhecida como PrEP, necessitam realizar semestralmente avaliações de função hepática. No exame realizado denominado alanina aminotransferase (ALT), observa-se a transferência do grupo amino da alanina para o alfa cetoglutarato, produzindo nesta reação:
diagnóstico laboratorial da tuberculose, por meio da microscopia, deve obedecer a técnicas padronizadas a fim de evitar discrepâncias na emissão dos resultados. No método de Ziehl-Neelsen, empregado pela rede nacional de laboratórios, são utilizadas soluções corantes à base de:
A identificação laboratorial do agente etiológico de uma infecção é fundamental para instituir as medidas terapêuticas e epidemiológicas. O teste de CAMP é utilizado para diferenciar espécies de bactérias do gênero: