Filtrar


Questões por página:

Considere um produtor de uma commodity. Esse produtor exigiu de seu analista econômico uma avaliação de sua capacidade produtiva e por meio dela o seu lucro máximo. Então, por meio de estimativas econômicas, o analista chegou a algumas observações:

I - A função produção da unidade produtiva é dada por y= f( xl; xk ) = 2 log8 xl + 3 log8 xk, em que xl e xk são respectivamente as quantidades de insumo trabalho e capital empregadas para produção das quantidades do produto y.

II - O preço por unidade de em equilíbrio nesse mercado é dado por $128,00.

III - Os preços dos insumos trabalho e capital são, respectivamente, $2,00 e $0,375.

Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta o lucro máximo dessa empresa agrícola obtido pelo analista (para a obtenção da solução, considere ln 8 = 2).

Assumindo a seguinte função utilidade de Von Neumann – Morgenstern (VNM) u= −exp(−rW), em que r é um coeficiente qualquer e W a riqueza do indivíduo, assinale a afirmativa correta.

Acerca do problema da maximização da função utilidade dentro da teoria do consumidor, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) As curvas de demanda marshalianas são invariantes à transformações monotônicas crescentes das funções utilidade.

( ) As demandas marshalianas são homogêneas de grau zero nos preços e homogêneas de grau 1 na renda.

( ) O multiplicador de Lagrange do problema será invariante (fixo ou constante) toda vez que a função utilidade for homotética.

( ) As funções utilidade de Leontief garantem que a taxa marginal de substituição seja dependente das demandas marshalianas.

Assinale a sequência correta.

O excedente do consumidor
Os rendimentos decrescentes de escala