Filtrar


Questões por página:
Os documentos Elementos Conceituais e Metodológicos para Definição dos Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento do Ciclo de Alfabetização (BRASIL,2012) e Direitos de Aprendizagem dos Ciclos Interdisciplinar e Autoral (SÃO PAULO,2016), apresentam os Direitos de Aprendizagem para os Ciclos de Alfabetização, Interdisciplinar e Autoral, no que se refere ao trabalho com Tecnologias.
Avalie se os Direitos de Aprendizagem para os Ciclos de Alfabetização, Interdisciplinar e Autoral, no que se refere ao trabalho com Tecnologias, incluem:
I. apreender tecnologias com equidade, utilizando diferentes linguagens/mídias;
II. explorar e experimentar diferentes tecnologias;
III. conhecer e apropriar-se das tecnologias para refletir e buscar soluções para desafios, com liberdade de escolha, tendo respeitadas as suas estratégias pessoais de aprendizado;
IV. utilizar as tecnologias como linguagens e modos de interação para pesquisar, selecionar, compartilhar, criar para interagir socialmente e tomar decisões éticas no cotidiano;
V. exercitar o diálogo, argumentar, analisar posições divergentes e respeitar decisões comuns, procurando ler o mundo e suas transformações.

Estão corretos os itens
Segundo Fava (2014), cada vez mais, as mídias tradicionais e passivas serão substituídas por mídias:

I. Participativas.
II. Interativas.
III. Apáticas.

Quais estão corretas?
Fava (2014) afirma que a educação está se tornando cada vez mais complexa, seu foco está migrando da simples transmissão de conteúdos para dimensões menos integradas. Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao papel do professor na Educação 3.0.
Bacich & Moran (2018) enfatizam possibilidades e caminhos para integração de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem. Assim, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. As metodologias ativas dão ênfase ao papel protagonista do aluno e ao seu desenvolvimento direto, participativo e reflexivo.
II. Para implantação da abordagem da sala de aula invertida, dois aspectos são fundamentais: a produção de material para o aluno trabalhar online e o planejamento das atividades para serem realizadas na sala de aula.
III. Metodologias ativas são estratégias de ensino centradas na participação efetiva dos estudantes na construção do processo de aprendizagem, de forma flexível, interligada e híbrida.
IV. O papel principal do docente é o de orientador, tutor dos estudantes individualmente e nas atividades em grupo, nas quais os alunos são sempre protagonistas.
Na prática, a cidadania digital representa o uso de maneira responsável da tecnologia no mundo virtual. Estamos no século 21, por isso, vale destacar que essa habilidade se faz necessária para:

I. Proteger dados.
II. Filtrar a variedade de conteúdos disponíveis no ambiente virtual.
III. Saber se comportar online.

Quais estão corretas?