Filtrar


Questões por página:
Questão Anulada

Conforme afirma BRACKMANN (2017, p.50) muitos tópicos importantes da Computação podem ser ensinados sem o uso de computadores.

................................................ introduz conceitos de hardware e software que impulsionam as tecnologias cotidianas a pessoas não técnicas. Em vez de participar de uma aula expositiva, as atividades desplugadas ocorrem frequentemente através da aprendizagem cinestésica (ex.: movimentar-se, usar cartões, recortar, dobrar, colar, desenhar, pintar, resolver enigmas) e os estudantes trabalham entre si para aprender conceitos da Computação. Trabalhar com objetos tangíveis do mundo real é um princípio central do construcionismo de Papert (Papert e Harel,1991) (que se baseia no construtivismo). Assim, os princípios construtivistas sustentam as estratégias de usar abordagens mais cinestésicas e ativas no ensino da Computação em sala de aula.

 

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

RIBEIRO (2003) destaca a importância de trazer a vida “real” para a sala de aula mostrando para os alunos, desde os primeiros dias de aula, um universo que eles devem dominar e precisam fazer parte. Sem isso, a escola estará contribuindo para mais uma forma de exclusão dos seus alunos.


Diante do exposto, sobre qual universo a autora está fazendo referências e o que ela considera que precisa ser utilizado como ferramenta para a aprendizagem?

A utilização de tecnologias digitais no processo de alfabetização pode ampliar as possibilidades de ensino e aprendizagem. De que forma a tecnologia pode ser usada a favor da alfabetização nas escolas públicas?
Dentre as técnicas mais atuais sobre o ensino e o desenvolvimento de maneiras de aprender está o multiletramento, sendo assim, assinale a alternativa que melhor descreve este conceito;
Alonso, no texto “A Gestão/Administração Educacional no Contexto da Atualidade” (in Vieira, Almeida e Alonso, 2003), comenta as profundas mudanças hoje vividas pela sociedade ocidental. Segundo ela, tais mudanças definem a passagem de uma sociedade baseada em procedimentos tradicionais, como o do fordismo, para a do conhecimento. No bojo dessas alterações, estão as que decorrem do desenvolvimento tecnológico, que interferem em todos os aspectos da vida humana. Nesse contexto, os sistemas de ensino também se transformam, embora, infelizmente, no que se refere à formação de professores e à de dirigentes educacionais, as transformações ocorridas estejam longe do desejado. Segundo Alonso, tal situação se deve aos programas de formação de educadores implantados, pois, de um lado, eles têm se mantido fiéis à concepção de ensino como atividade instrumental, separando a teoria da prática, e, de outro, têm descuidado de incorporar o uso das tecnologias da informática e da telecomunicação como recursos para