Questões de Concurso
Filtrar
182 Questões de concurso encontradas
Página 18 de 37
Questões por página:
Em relação ao uso de tecnologias digitais no processo ensino e aprendizagem, leias as afirmações a seguir e marque (V) (para as VERDADEIRAS) ou (F) (para as FALSAS).
( ) Com a utilização de tecnologia em sala de aula o professor assume um papel secundário no processo de ensino e aprendizagem.
( ) A Internet é muito útil para a realização de pesquisas acadêmicas, de onde o aluno pode copiar livremente qualquer conteúdo sem citar autoria ou fonte.
( ) O uso de recursos multimídia, como imagens, sons e vídeos, quando bem aplicados, fornecem um meio mais atraente de aprendizagem.
( ) A simples utilização de um computador pelo professor, por si só, já garante a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Assinale a problemática a qual Pretto e Bonilla (2022) se referem.
Considerando as indicações de Pretto e Bonilla (2022) – bem como os apontamentos de outros autores no texto “Tecnologias e educações: um caminho em aberto” – analise as afirmativas a seguir e assinale com (V) as VERDADEIRAS e com (F) as FALSAS.
I - ( ) As políticas públicas de inserção das tecnologias digitais na educação brasileira foram fortalecidas e adequadamente direcionadas e financiadas, na educação básica pública, em uma realidade contextualizada à pandemia da Covid-19 no Brasil.
II - ( ) A necessidade de fechamento das escolas e a suspensão das aulas presenciais, desde março de 2020, possibilitaram, por meio de legislações emergenciais, aulas a distância em toda a educação básica e nas universidades, estratégia denominada de ensino remoto emergencial.
III - ( ) Ante a nova realidade, imposta pelo período da pandemia, coube aos professores e às famílias a omissão de responsabilidade pela organização e manutenção de infraestrutura física e tecnológica para a viabilização das aulas remotas, uma vez que essas atividades eram coerentes às práticas das escolas.
IV - ( ) No caso das famílias de baixa renda, dentre as muitas problemáticas postas pela pandemia, destacaram-se a inexistência de espaço e de dispositivos tecnológicos em casa e a ausência de conectividade domiciliar para que as atividades de ensino formal pudessem acontecer.
Assinale a sequência CORRETA.
(Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/as-midias-nocontexto-escolar.htm. Adaptado.)
A escola começou pouco a pouco a fazer parte da era digital, o que acarreta diversas mudanças no contexto educacional. Sobre o processo de aprendizagem com o auxílio de ferramentas tecnológicas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O aluno passa a utilizar estratégias, tais como formulação de hipóteses e tomada de decisões, possibilitando que, juntamente com o professor, ele construa o seu conhecimento.
( ) Alunos e professores têm possibilidade de contrastar ideias, conceitos, verificar diferentes opiniões sobre o mesmo assunto, gerando uma interação em sala de aula.
( ) O aluno deixa a posição de passividade, na qual apenas recebia informações de livros e do professor, para se tornar um ser mais partícipe do seu processo educativo.
( ) A qualidade das informações com as quais os alunos têm contato muitas vezes é um obstáculo para os professores; é preciso estimular no aluno o pensamento crítico e ensiná-lo a buscar informações em fontes confiáveis.
A sequência está correta em
Segundo José Armando Valente (2018), a abordagem de sala de aula invertida não deve ser novidade para professores de algumas disciplinas, nomeadamente no âmbito das ciências humanas. Embora privilegie as humanas, não descarta as demais áreas do conhecimento. Atualmente, em tempos de pandemia e distanciamento social, essa metodologia tem se tornado recorrente no ensino remoto por meio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs).
Com base nas informações acima e no entendimento do autor na obra referenciada, na metodologia de sala de aula invertida, o aluno deve estudar prioritariamente