Filtrar


Questões por página:
O censo conduzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é uma ferramenta crucial para compreender a dinâmica demográfica do país. Por meio dele, obtemos informações vitais sobre temas como população, renda e distribuição geográfica nas esferas municipal, estadual e federal. Esses dados orientam pontos importantes como tomadas de decisão sobre políticas públicas e alocação de recursos e tomadas de decisão. Tomando como base os dados do último censo do IBGE, qual das alternativas abaixo se refere à atual população de Prudentópolis?
O Brasil atingiu a marca de 208,4 milhões de habitantes em 2018, segundo estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgada nesta quarta-feira [24.07]. Em 2017, a população total era de 207,6 milhões.
(Folha S.Paulo. https://bit.ly/2NUIOt5.25.07.2018. Acesso em 28.07.2018. Adaptado)
Também foi destacado pelo IBGE que

Roraima virou o principal destino no Brasil de quem foge da crise econômica e política na Venezuela. Nos registros da Polícia Federal, mais de 24 mil entraram no estado nos dois primeiros meses deste ano. A prefeitura de Boa Vista calcula que 40 mil estejam vivendo na capital, inclusive em abrigos e praças. O governo de Roraima afirma que não tem condições de lidar com a entrada de tantos venezuelanos no estado.

(G1, abr.2018. Disponível em:<https://goo.gl/zf44Ca> . Adaptado)


A situação descrita no trecho levou o governo estadual de Roraima a solicitar

O mais recente censo do IBGE revelou transformações na intensidade do crescimento populacional brasileiro em comparação com décadas anteriores. Um dos fatores que contribuíram para essa reconfiguração no crescimento populacional brasileiro foi:
O Censo (IBGE,2022), revela que aproximadamente 45% da população brasileira se declararam: