Filtrar


Questões por página:
Paulo mora no condomínio Pontal da Barra e todos os dias, pela manhã, por volta das 7 horas, vai de ônibus ao seu trabalho, que fica no centro de Aracaju. O percurso passa pela ponte Construtor João Alves e várias paisagens da região. Ele chega ao serviço por volta das 8 horas, quase sempre pontualmente. No final do dia, retorna à sua casa, também de ônibus, por volta das 20 horas. A rotina de Paulo é vivida por milhares de trabalhadores do país.
O tipo de deslocamento realizado por Paulo todos os dias denomina-se
Os versos abaixo estão presentes na canção “Carneiro”, de autoria dos compositores cearenses Ednardo e Augusto Pontes, lançada por Ednardo em 1974. Nela, os autores discutem a possibilidade de deixar a terra natal e tentar uma nova vida no Rio de Janeiro.
“Amanhã se der o carneiro, o carneiro Vou-me embora daqui pro Rio de Janeiro. As coisas vêm de lá Eu mesmo vou buscar E vou voltar em vídeo tapes E revistas supercoloridas Pra menina meio distraída Repetir a minha voz Que Deus salve todos nós [...]”.
Assinale a alternativa que aponta a forma com que pode ser chamado este tipo de migração.
Com base nos movimentos migratórios no Brasil, a partir de 1950 verifica-se o acelerado movimento migratório no país, fenômeno que se impõe nos decênios seguintes em um nível consideravelmente mais elevado [...] Desse modo, a população brasileira tem uma movimentação cada vez mais crescente, misturando, sobre todo o território, pessoas das mais diversas origens. A situação ora mencionada tem relação com os seguintes fatores:
ALERT: Essa questão ainda está sendo revisada pela equipe FonteConcursos!
mostrar texto associado
Sobre os fluxos migratórios e a dispersão espacial da população, alguns estudiosos afirmam que a migração é um reflexo da estrutura e dos mecanismos de desenvolvimento do sistema capitalista, cujo motor principal é o acirramento das desigualdades regionais. É claro que qualquer processo de industrialização implica uma ampla transferência de atividades (e, portanto, de pessoas) do campo às cidades. Mas, nos moldes capitalistas, tal transferência tende a se dar a favor de apenas algumas regiões em cada país, esvaziando as demais. Tais desequilíbrios regionais são bem conhecidos e se agravam na medida em que as decisões locacionais são tomadas, tendo por critério apenas a perspectiva da empresa privada.