Filtrar


Questões por página:
Tratando-se de mitos, é comum imaginar histórias dos deuses gregos, como a de Prometeu roubando o fogo dos deuses para dar à humanidade. Assim, na sociedade moderna, os mitos primitivos parecem apenas histórias fantasiosas, como se estivessem no mesmo nível dos contos de fada. Contudo, essa é uma ideia equivocada de mito, que melhor pode ser definido como:
mostrar texto associado
A obra De Magistro de Santo Agostinho, do ano 389 da era cristã, se insere entre as obras da chamada fase de juventude e ainda contém muitos elementos de paganismo que posteriormente foram retratados pelo próprio autor. O trecho citado é de relevante importância para o estudo do desenvolvimento do seu pensamento e para o entendimento de sua obra posterior. Em relação às influências pagãs-gnósticas que ele mesmo reconheceu e das quais teve de se desfazer, assinale a alternativa correta com respeito às influências pagãs presentes no argumento do trecho citado.
Sobre o mito, sua função e importância na cultura helenística, e sua relevância para a filosofia nascente, assinale a alternativa correta.
“Contextualizando-se este momento histórico, no qual a cultura helênica é povoada por um mito já decantado, a pergunta que se coloca é da seguinte ordem: como se passou ou se processou o alvorecer daquilo que se conhece por filosofia? Ou, em outros termos, seria o pensamento filosófico como um Adão sem pai e mãe terrenos (...) ou, contrariamente, um tubérculo suculento extraído do seio do mito?“
(SIQUEIRA BATISTA, Rodrigo. Mito, filosofia e medicina na Grécia antiga. Relações entre a poesia épica, a filosofia pré-socrática e a medicina de Hipócrates. Dissertação (mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Filosofia. p.55).

Sobre a expressão “mito já decantado” no contexto do trecho citado, assinale a alternativa incorreta.
mostrar texto associado
O pensamento filosófico se diferencia do pensamento mítico por ter como fundamento a racionalidade humana.