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Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F) tendo como referência os princípios da avaliação da aprendizagem, conforme preconizado no documento intitulado: Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016).
1 ( ) A avaliação da aprendizagem deve ser um processo contínuo e formativo, que acompanha o desenvolvimento do aluno ao longo de todo o processo de ensino e aprendizagem;
2 ( ) A avaliação somativa, que ocorre ao final de um período, é suficiente para acompanhar o progresso dos alunos e orientar a prática pedagógica;
3 ( ) A avaliação deve ser diagnóstica, buscando identificar as necessidades individuais dos alunos e orientar as intervenções pedagógicas;
4 ( ) A família deve ser informada sobre o desempenho do aluno, mas não tem o direito de contestar os resultados da avaliação;
5 ( ) A avaliação deve ser participativa, envolvendo tanto o professor quanto o aluno na construção dos critérios e na análise dos resultados.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta.
Analise as afirmativas sobre a avaliação dos alunos, a ser realizada pelos professores e pela escola, como parte integrante da proposta curricular e da implementação do currículo como redimensionadora da ação pedagógica.
I – assumir um caráter processual, formativo e participativo, ser continua, cumulativa e diagnóstica, com vistas a identificar potencialidades e dificuldades de aprendizagem e detectar problemas de ensino;
II – assegurar tempos e espaços diversos para que os alunos com maior e melhor rendimento tenham condições de ser devidamente atendidos ao longo do ano letivo;
III – assegurar tempos e espaços de reposição dos conteúdos curriculares, ao longo do ano letivo, para os alunos com frequência insuficiente ao longo do ano letivo, evitando, sempre que possível, a retenção por faltas;
IV – possibilitar a aceleração de estudos para os alunos com sincronia e adiantamento idade-série.

Assinale a alternativa correta.
Leia as afirmativas a seguir:
I. Impedir o desenvolvimento psicológico e social do educando é uma diretriz da avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental. II. Atender as necessidades educacionais especiais dos alunos dentro da diversidade escolar requer uma postura educativa adequada, que abrange graduais e progressivas adaptações de acesso ao currículo, bem como adaptações de seus elementos. III. Impedir a igualdade de condições no processo avaliativo é uma diretriz da avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Do ponto de vista ético, é vedado ao servidor público permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores. II. O professor não deve contrariar os saberes curriculares, advindos da cultura. III. Reprimir a diversidade de gênero e as diferentes visões de mundo é uma diretriz da avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. De acordo com a Lei nº 9.394/96, o Ensino Fundamental no Brasil é facultativo e tem duração máxima de 5 (cinco) anos. II. No contexto do atendimento às crianças com necessidades educacionais especiais, o educador deve compreender que o currículo não deve ser adaptado às necessidades dos alunos. III. Tolher a valorização da experiência extraescolar é uma diretriz da avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental.
Marque a alternativa CORRETA: