Filtrar


Questões por página:
De acordo com Soares et al. (1992), pode-se entender a ginástica como uma forma particular de exercitação em que, com ou sem uso de aparelhos, abre-se a possibilidade de atividades que provocam valiosas experiências corporais, enriquecedoras da cultura corporal das crianças, em particular, e do homem, em geral. No contexto da Educação Física escolar, sua prática é necessária na medida em que a tradição histórica do mundo ginástico é uma oferta de ações com significado cultural para os praticantes, de forma que as novas formas de exercitação em confronto com as tradicionais possibilitam uma prática corporal que permite aos alunos darem sentido próprio às suas exercitações ginásticas. Sistematizando o ensino da ginástica na Educação Física escolar, Rinaldi (2017) propõe as seguintes categorias: ginástica de condicionamento físico, ginásticas competitivas, ginástica de conscientização corporal e ginásticas de demonstração/ginástica geral. Com interesse em tematizar as chamadas ginásticas competitivas, os/as professores/as podem selecionar enquanto objetos de estudo:
A Unidade Temática Danças da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Física do Ensino Fundamental abriga as danças do Brasil e do mundo enquanto objetos de conhecimento. Procurando dialogar com o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, de 2018, que, entre suas ações, busca “favorecer a valorização das expressões culturais regionais e locais pelos projetos político-pedagógicos das escolas” (p.21), pode ser entendida enquanto objeto de tematização dentro da referida Unidade Temática o Maracatu. Para Furtado e Fortaleza (2023), considerado patrimônio imaterial pela prefeitura de Fortaleza através do Decreto nº 13.769 de 2016, o Maracatu trata-se de uma celebração de origem afro-brasileira que consiste em:
Na Unidade Temática Lutas, a professora do 7º ano do Ensino Fundamental apresentou os seguintes golpes aos estudantes: armada, benção e martelo. A docente na ocasião trabalhava com:
Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Física do Ensino Fundamental é utilizado um modelo de classificação baseado na lógica interna, tendo como referência os critérios de cooperação, interação com o adversário, desempenho motor e objetivos táticos da ação para a estruturação da Unidade Temática Esportes. Dentro da categoria dos esportes de invasão, estão o futebol e o futsal. Apresentando uma possibilidade de tratar pedagogicamente o futebol e o futsal a partir de uma compreensão crítica, Rezer (2009) elenca diferentes categorias de “futebóis” para uma tematização no contexto escolar. Para o autor, o “resgate de jogos populares/de rua” envolve a:
As danças são importantes conteúdos da Cultura Corporal e unidade temática da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para o desenvolvimento da tematização da dança no ensino fundamental, o Coletivo de Autores (2012) sugere a abordagem de alguns fundamentos técnicos, são eles: