Filtrar


Questões por página:
As competências podem ser concebidas como a capacidade de mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho (BRASIL, BNCC,2017). Tendo em vista a formação de competências em Educação Física, assinale a alternativa que enuncia de modo predominante uma habilidade relacionada à dimensão atitudinal da formação humana:
A professora Fabiana ao ensinar Voleibol a uma turma do sexto ano do ensino fundamental optou por adotar como estratégia pedagógica o uso de brincadeiras, jogos pré-desportivos e jogos reduzidos. Com relação a situação descrita, analise as afirmativas com relação às estratégias adotadas:

I. Apesar de motivantes inicialmente determinam excessiva repetição de movimentos estereotipados. II. Favorecem a improvisação, a criatividade e a tomada de decisão pelo aluno. III. Inibem conflitos presentes nas situações de jogo. IV. Treina-se a técnica, porém fora do contexto do jogo.

Estão corretas as afirmativas:
A Educação Física (EF), componente curricular obrigatório da educação básica, trabalha com um conhecimento específico dentro da escola: a cultura corporal de movimento, a qual engloba esportes, ginásticas, lutas, jogos e brincadeiras, atividades rítmicas e expressivas. Sobre o tema, assinale a afirmativa incorreta.
Os jogos desportivos coletivos têm sido praticados por crianças, adolescentes e adultos das mais diferentes etnias e culturas desde sua origem. Podem se constituir por modalidades como voleibol, handebol, futebol de salão, basquete entre outras. Acerca do assunto, assinale a alternativa correta.
mostrar texto associado

A partir do texto precedente, julgue o item a seguir.


Por volta de 1960, com as vitórias da seleção brasileira de futebol em copas do mundo, o esporte passou a ser inserido no ambiente escolar, o que conferiu esportividade à disciplina de educação física, à semelhança dos antigos métodos tradicionais de ginástica.