Questões de Concurso
Filtrar
268 Questões de concurso encontradas
Página 42 de 54
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Educação Física
As lutas são elementos representativos da cultura corporal de movimento sendo seus registros datados desde a antiguidade onde se inseria entre as disputas dos jogos realizados em homenagem aos deuses na Grécia helenística. Sobre esta manifestação da cultura corporal de movimento, analise as afirmativas abaixo.
I. As lutas são disputas em que o(s) oponente(s) deve(m) ser subjugado(s), com técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa.
II. Caracterizam-se por uma regulamentação específica visando mediar o nível de violência e eventualmente de deslealdade.
III. Podem ser citados como exemplos de lutas desde as brincadeiras de cabo-de-guerra e braço-de-ferro até as práticas mais complexas da capoeira, do judô e do caratê.
Estão corretas as afirmativas:
I. As lutas são disputas em que o(s) oponente(s) deve(m) ser subjugado(s), com técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa.
II. Caracterizam-se por uma regulamentação específica visando mediar o nível de violência e eventualmente de deslealdade.
III. Podem ser citados como exemplos de lutas desde as brincadeiras de cabo-de-guerra e braço-de-ferro até as práticas mais complexas da capoeira, do judô e do caratê.
Estão corretas as afirmativas:
Disciplina:
Educação Física
As prática corporais de aventura em sua classificação situam seus componentes ao se inserirem no programa dos Jogos Olímpicos, como observamos nos Jogos Olímpicos de Tóquio – 2021, assumem a forma dos esportes convencionais e suas classificações. Desta forma, assinale a alternativa em que o Surf, a Escalada Indoor (Speed) e Skate (Parking) podem ser classificados respectivamente.
Disciplina:
Educação Física
As ginásticas são técnicas de trabalho corporal que, de modo geral, assumem um caráter individualizado com finalidades diversas. As ginásticas de condicionamento físico se caracterizam pela exercitação corporal orientada à melhoria do rendimento, à aquisição e à manutenção da condição física individual ou à modificação da composição corporal. Sobre as ginásticas de condicionamento físico, analise os textos abaixo.
TEXTO 1
As ginasticas de condicionamento físico geralmente, são organizadas em sessões planejadas de movimentos repetidos, com frequência e intensidade definidas. Podem ser orientadas de acordo com uma população específica, como a ginástica para gestantes, ou atreladas a situações ambientais determinadas, como a ginástica laboral.
(BRASIL, BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR,2018, adaptado)
TEXTO 2
A compreensão e vivência das diferentes formas de ginásticas relacionadas aos contextos histórico-sociais pode subsidiar a análise de forma crítica frente a modismos e valores estéticos que subjuga o corpo à vontade apoiada em um modelo de dominação e no consumo de bens e serviços.
(PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS - EDUCAÇÃO FÍSICA,1998, adaptado)
Com base nos textos apresentados, analise as afirmativas abaixo.
I. A ginasticas de condicionamento físico ao se guiarem por movimentos repetitivos e mecânicos não se prestam a ser um conteúdo a ser tematizado na escola por não estimular uma reflexão crítica sobre os mesmos pelos alunos.
II. O condicionamento físico dos alunos deve ser um dos objetivos da Educação Física devendo ser trabalhado por das próprias aulas deste componente curricular.
III. Ao trabalhar-se com as ginásticas de condicionamento na escola possibilita aos alunos uma ampliação da visão sobre estas práticas estimulando a autonomia para o desenvolvimento de uma prática pessoal, assim como, a capacidade para ressignificar esses elementos da cultura corporal de movimento.
Estão corretas as afirmativas:
TEXTO 1
As ginasticas de condicionamento físico geralmente, são organizadas em sessões planejadas de movimentos repetidos, com frequência e intensidade definidas. Podem ser orientadas de acordo com uma população específica, como a ginástica para gestantes, ou atreladas a situações ambientais determinadas, como a ginástica laboral.
(BRASIL, BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR,2018, adaptado)
TEXTO 2
A compreensão e vivência das diferentes formas de ginásticas relacionadas aos contextos histórico-sociais pode subsidiar a análise de forma crítica frente a modismos e valores estéticos que subjuga o corpo à vontade apoiada em um modelo de dominação e no consumo de bens e serviços.
(PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS - EDUCAÇÃO FÍSICA,1998, adaptado)
Com base nos textos apresentados, analise as afirmativas abaixo.
I. A ginasticas de condicionamento físico ao se guiarem por movimentos repetitivos e mecânicos não se prestam a ser um conteúdo a ser tematizado na escola por não estimular uma reflexão crítica sobre os mesmos pelos alunos.
II. O condicionamento físico dos alunos deve ser um dos objetivos da Educação Física devendo ser trabalhado por das próprias aulas deste componente curricular.
III. Ao trabalhar-se com as ginásticas de condicionamento na escola possibilita aos alunos uma ampliação da visão sobre estas práticas estimulando a autonomia para o desenvolvimento de uma prática pessoal, assim como, a capacidade para ressignificar esses elementos da cultura corporal de movimento.
Estão corretas as afirmativas:
Disciplina:
Educação Física
As Lutas em suas constituições representam disputas corporais, nas quais os participantes empregam técnicas, táticas e estratégias específicas para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do adversário. Sobre as lutas enquanto unidade temática da Educação Física, analise as afirmativas abaixo.
. As lutas permitem que sejam exploradas lutas presentes tanto no contexto comunitário e regional quanto lutas de diversos países do mundo.
II. Podem ser tematizadas as lutas presentes no contexto comunitário e regional, podem ser tratadas lutas brasileiras sendo exemplos destas a capoeira, a huka-huka, a luta marajoara e a esgrima.
III. Além das lutas de caráter comunitário e regional podem ser tematizadas na Educação Física as lutas de diversos países do mundo como o judô, aikido, o jiu-jítsu, o muay thai, e o boxe.
Estão corretas as afirmativas:
. As lutas permitem que sejam exploradas lutas presentes tanto no contexto comunitário e regional quanto lutas de diversos países do mundo.
II. Podem ser tematizadas as lutas presentes no contexto comunitário e regional, podem ser tratadas lutas brasileiras sendo exemplos destas a capoeira, a huka-huka, a luta marajoara e a esgrima.
III. Além das lutas de caráter comunitário e regional podem ser tematizadas na Educação Física as lutas de diversos países do mundo como o judô, aikido, o jiu-jítsu, o muay thai, e o boxe.
Estão corretas as afirmativas:
Concurso:
Prefeitura de Curuá -PA
Disciplina:
Educação Física
As lutas, enquanto conteúdo historicamente presente na educação física escolar, devem ser presentes nas aulas por