Filtrar


Questões por página:
A dança criativa é um tipo de dança que traz vários benefícios para o ser humano: motores; cognitivos; interativos; e, inclusivos. Ela possui elementos constitutivos, ou seja, elementos que são próprios como: ritmo; gestos e movimentos; criatividade; improvisação; sentimentos; e, expressões faciais; tempo; e, espaço. Em relação à dança criativa, assinale a afirmativa INCORRETA.
A quadrilha, dança típica das festas juninas brasileiras, é carregada de referências caipiras e matutas. Mas sua origem vem de muito longe. A quadrille surgiu em Paris, no século XVIII, como uma dança de salão composta por quatro casais. Era dançada pela elite europeia e veio para o Brasil durante o Período da Regência (por volta de 1830), onde era febre no ambiente aristocrático. Da Corte carioca, a Quadrilha acabou caindo no gosto do povo. Ao longo do século XIX, a dança se popularizou no Brasil e se fundiu com manifestações brasileiras preexistentes. “O brasileiro é um povo muito criativo e criou a forma estilizada de dançar a dança dos nobres”, opina a arte-educadora Lucinaide Pinheiro. A partir daí, diversas evoluções foram sendo incorporadas à quadrilha, entre elas o aumento do número de pares dançantes e o abandono de passos e ritmos franceses. As músicas e o casamento caipira que antecedem a dança, também foram novidades incorporadas ao longo dos anos. Considerando estas informações, qual o estilo de dança da quadrilha?
É importante compreender que no ambiente escolar a dança não deve ser disseminada como uma prática para o espetáculo, pois precisa ser trabalhada de uma maneira lúdica, permitindo que o aluno descubra mais sobre o seu próprio corpo e sobre o ambiente com o qual interage. Ao longo das aulas, o professor atua como um mediador que propõe as atividades e observa as crianças atentamente. Assim, consegue identificar as características de cada uma delas, bem como a maneira como reagem ao processo educativo. A dança, arte do movimento, tem em sua essência as mais variadas manifestações do movimento. Um dos conteúdos estruturantes do movimento corporal é a Kinesfera, que pode ser definida como:
A partir das perspectivas de Garganta (1985) e de Gréhaigne (1992) e de acordo com os comportamentos patenteados pelos jogadores e pelas equipes, é plausível condensar três modelos de níveis de evolução de jogos, modelo primário, intermediário e avançado. Assinale a alternativa que NÃO é característica do modelo primário.
“É uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro dos limites de tempo e espaço, com regras obrigatórias, contudo, criadas livremente com um fim em si mesmo. É acompanhado de vários sentimentos, como tensão, alegria e consciência, que difere da vida cotidiana”. O texto refere-se à (ao)