Filtrar


Questões por página:
O atletismo conta a história esportiva do homem no Planeta. É chamado de esporte base, porque sua prática corresponde a movimentos naturais do ser humano, tais como: correr, saltar, lançar. Não por acaso, a primeira competição esportiva de que se tem notícia foi uma corrida, nos jogos de 776 a.C., na cidade de Olímpia, na Grécia, que deram origem às Olimpíadas. A prova, chamada pelos gregos de “stadium”, tinha cerca de 200 metros e o vencedor, Coroebus, foi considerado o primeiro campeão olímpico da história. Na moderna definição, o atletismo é um esporte com provas de pista, de campo, provas combinadas, pedestrianismo, corridas em campo, corridas em montanha e marcha atlética. Pode-se inferir que são exemplos de provas combinadas:
O voleibol é um esporte praticado por duas equipes em uma quadra de jogo dividida por uma rede. O seu objetivo é enviar a bola, por cima da rede, de forma a fazê-la tocar parte do solo que esteja compreendido dentro da quadra adversária, ao tempo que a equipe deve impedir o adversário ao mesmo intento. Cada equipe poderá usufruir de até três toques na bola (além do contato com o bloqueio) na tentativa de enviar a bola novamente ao adversário. Sobre o processo histórico e educacional relacionado ao voleibol, segundo a CBV (Confederação Brasileira de Voleibol), é INCORRETO afirmar que
“O jogo é de fato mais antigo que a cultura. Ele deve ser analisado mais que pelos fenômenos fisiológicos ou reflexo psicológico. Ultrapassa os limites da atividade puramente física ou biológica. É uma função significante, isto é, encerra um determinado sentido. No jogo existe alguma coisa ‘em jogo’ que transcende as necessidades imediatas da vida e confere sentido à ação. Todo jogo significa alguma coisa. O simples fato desta atividade encerrar um sentido implica a presença de um elemento não material em sua própria essência.” (Huizinga,2010.)
Em Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura, Huizinga discute que o “jogar” é um elemento nuclear de formação da cultura humana e observa como os elementos lúdicos estão presentes na política, na guerra, no amor, na poesia e em tantas outras facetas do humano. Este livro, inclusive, tornou-se bibliografia obrigatória no campo de estudos sobre games da atualidade, bem como o jogo como estratégia e ferramenta pedagógica nas escolas, em especial nas aulas de educação física. O autor propõe que a ideia de jogo pressupõe algumas características essenciais; sem elas a atividade não poderá ser compreendida como tal ação.
NÃO se configura como uma característica essencial do jogo, segundo Huizinga (2010):
Compreende-se que as Atividades Rítmicas e Expressivas enquanto conhecimento da Educação Física deve enfatizar movimento com sons e música, para inspirar vivencias e experiências diversas, no sentido de possibilitar a ________________________ e a ____________________________, desenvolvendo de forma simultânea o domínio motor, cognitivo e afetivo-social. (PIZZATO s/d). Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.
Leia os movimentos descritos e, em seguida, assinale a alternativa cuja prática corporal apresenta a totalidade dos itens abaixo.
• Agarrar: pernas, braços, tronco e quadris. • Reter: com as mãos e pés. • Desequilibrar: puxar, empurrar, tracionar, carregar, levantar, rolar etc. • Imobilizar: rolar, agarrar, tracionar etc. • Esquivar: saltar, abaixar, afastar, girar em torno de si mesmo etc. • Resistir: opor-se, empurrar, desviar, atacar etc.