Filtrar


Questões por página:
Tendo em vista a dimensão histórica da prática do judô, em que se faziam presentes Koka e Yukô, relacione adequadamente as técnicas utilizadas pelo judoca, a partir da escala de pontuação com suas respectivas designações.
1. Koka. 2. Yukô. 3. Waza-ari. 4. Ippon.
( ) Queda lateral; corresponde à imobilização entre 15 e 19 segundos. ( ) Queda com a totalidade das costas no chão (projeção perfeita). ( ) Queda do adversário na posição sentado, além da imobilização de 10 a 14 segundos. ( ) Queda encostando a metade das costas no chão (golpe semiperfeito), com imobilização entre 20 e 24 segundos.
A sequência está correta em
"Os instrumentos têm uma importância peculiar nas apresentações da capoeira. Eles ditam o ritmo e estimulam os movimentos dos envolvidos. Dentre os instrumentos empregados na capoeira encontra-se o ________________. Trata-se de instrumento em forma de pequena cesta de vime com alça, usado como chocalho pelo tocador de berimbau, o qual segura a peça com a mão direita, juntamente com a vaqueta, executando o toque e marcando o ritmo.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
“Primeiramente, com a mão direita, o judoca deverá segurar o casaco na altura do ombro do companheiro. Com a outra, deverá segurar a manga do casaco do lado oposto. Em seguida, deverá colocar o pé direito atrás do joelho do companheiro a fim de desequilibrá-lo para trás. Um detalhe importante: o judoca não poderá soltar o seu companheiro.” As informações descrevem o seguinte golpe do judô:
Sobre os aspectos históricos e característicos relacionados à dança, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A dança moderna surgiu como realização dos ideais do movimento romântico. Indispôs-se contra a artificialidade do balé clássico, estabelecendo como seu objetivo principal a expressão de um impulso interior. No entanto, a dança moderna reconheceu a necessidade de formas vitais da expressão, e o valor estético da forma, em si e por si mesma, como seu complemento. ( ) Nos antigos balés, o plano de chão era a única preocupação. Os bailarinos moviam-se em figuras intrincadas que, se desenhadas com giz no chão, representariam rosas e outros padrões elaborados. Supunha-se que ninguém procuraria desenhos em outro lugar que não nos caminhos que os pés faziam, mas, não obstante, o corpo estava levando consigo uma esfera potencial de espaço na qual podia mover-se e na qual estava movendo-se de fato, quer com intenção de criar desenho ou não. ( ) Na dança clássica, o que importava eram poses, atitudes e combinação predeterminada destes elementos. O movimento que os unia era irrelevante. Tentava-se de tudo, na realidade, para esconder a ação muscular e criar a impressão de que o corpo agia movido por alguma energia externa que eliminava todo o esforço. ( ) Após a Antiguidade, viu-se que a dança possuía algo de uma forma teatral; ela pouco levava em consideração, se levasse, o movimento do corpo. Os primeiros balés eram criações quase que exclusivas de desenhos de solo. Não foi até a Renascença que vimos as primeiras ocorrências de um abandono do método ou, melhor, de um enriquecimento desse método. Esta mudança de atitude ganhou solo gradualmente, talvez em um período de dois séculos, até que, finalmente, passou a ser de importância fundamental no balé do século XIX.
A sequência está correta em
Um professor de Educação Física tem a Ginástica Geral como tema a ensinar a seus alunos do Ciclo II do Ensino Fundamental. Para isso, o professor precisa saber que uma composição coreográfica em Ginástica Geral