Filtrar


Questões por página:
É importante compreender que no ambiente escolar a dança não deve ser disseminada como uma prática para o espetáculo, pois precisa ser trabalhada de uma maneira lúdica, permitindo que o aluno descubra mais sobre o seu próprio corpo e sobre o ambiente com o qual interage. Ao longo das aulas, o professor atua como um mediador que propõe as atividades e observa as crianças atentamente. Assim, consegue identificar as características de cada uma delas, bem como a maneira como reagem ao processo educativo. A dança, arte do movimento, tem em sua essência as mais variadas manifestações do movimento. Um dos conteúdos estruturantes do movimento corporal é a Kinesfera, que pode ser definida como:
A partir das perspectivas de Garganta (1985) e de Gréhaigne (1992) e de acordo com os comportamentos patenteados pelos jogadores e pelas equipes, é plausível condensar três modelos de níveis de evolução de jogos, modelo primário, intermediário e avançado. Assinale a alternativa que NÃO é característica do modelo primário.
“É uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro dos limites de tempo e espaço, com regras obrigatórias, contudo, criadas livremente com um fim em si mesmo. É acompanhado de vários sentimentos, como tensão, alegria e consciência, que difere da vida cotidiana”. O texto refere-se à (ao)
Relacione e enumere os tipos de jogos de acordo com sua definição ou característica e em seguida assinale a alternativa CORRETA.




I - Jogos de tabuleiro. ( ) São jogos com mudanças de regras, recursos didáticos e espaço.

II - Jogos transformados. ( ) Podem ser um ou vários participantes e precisam de tecnologia

para sua realização.

III - Jogos cooperativos. ( ) Todos os jogadores formam um grupo ou time.

IV - Jogos eletrônicos. ( ) Podem ser jogados em dupla ou mais, incentiva a capacidade

de memorização e desenvolve o raciocínio lógico.
Segundo Orlick (1989), o objetivo principal dos jogos cooperativos é criar oportunidades para aprendizado cooperativo e a interação cooperativa prazerosa. Assinale a alternativa que NÃO faz parte das características dos jogos cooperativos.