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Concurso:
TJ-GO
Disciplina:
Engenharia Mecânica
O parâmetro adimensional que pode ser interpretado como a razão entre as forças de inércia e as forças de gravidade é denominado número de:
Concurso:
TJ-GO
Disciplina:
Engenharia Mecânica
Uma polia motora de 40 mm de diâmetro inicia o movimento de rotação a partir do repouso impulsionada por um motor elétrico que imprime uma aceleração angular em função do tempo (t) de 2πt² rad/s² nos primeiros 5 segundos de operação. A polia motora é conectada com a polia movida de 10 mm de diâmetro utilizando um sistema de correia. Considerando que a correia não escorregue das polias e que não apresente variação de comprimento, o número de rotações e a aceleração angular da polia movida após 3 s de operação do motor são, respectivamente:
Concurso:
TJ-GO
Disciplina:
Engenharia Mecânica
Um mecanismo de elevação de carga, que pode ser utilizado para facilitar a locomoção de portadores de necessidades especiais, foi projetado como uma plataforma quadrada suportada em 2 (dois) vértices de um mesmo lado por 2 (dois) pedestais iguais perpendiculares à plataforma e com seção reta quadrada, de tal forma que o mecanismo seja simétrico. Com relação ao estado de tensões no dimensionamento dos pedestais, tomando como referência um plano paralelo à plataforma (seção reta quadrada no corte do pedestal), pode-se afirmar que na seção de estudo observam-se:
Concurso:
TJ-GO
Disciplina:
Engenharia Mecânica
Um cursor é movido por um sistema de biela e manivela, com a manivela girando em torno de um ponto localizado na reta de deslocamento do cursor. Sabendo-se que a velocidade angular da manivela é constante e vale ω e que o comprimento da biela e da manivela valem, respectivamente, L e R, é correto afirmar que o cursor:
Concurso:
TJ-GO
Disciplina:
Engenharia Mecânica
Deseja-se transferir movimento de rotação do eixo 1 para o eixo 2 (perpendicular ao eixo 1) utilizando um sistema de engrenagens. Deseja-se que a velocidade angular no eixo 2 seja a metade da velocidade angular do eixo 1. Considere as afirmativas a seguir:
I - Devem ser empregadas engrenagens cilíndricas de dentes retos.
II - O número de dentes da engrenagem acoplada ao eixo 1 deve ser o dobro do número de dentes da engrenagem acoplada ao eixo 2, empregando engrenagens de módulos diferentes.
III - O diâmetro principal da engrenagem conectada ao eixo 1 deve ser a metade do diâmetro principal da engrenagem conectada ao eixo 2, mantendo o mesmo módulo para as duas engrenagens.
IV - Podem-se empregar engrenagens cônicas espiraladas.
V - Ao se utilizarem engrenagens helicoidais, o vetor força resultante do contato entre os dentes estará contida no plano definido pela perpendicular ao eixo da engrenagem e pelo ponto de contato entre os dentes.
Está correto somente o que se afirma em:
I - Devem ser empregadas engrenagens cilíndricas de dentes retos.
II - O número de dentes da engrenagem acoplada ao eixo 1 deve ser o dobro do número de dentes da engrenagem acoplada ao eixo 2, empregando engrenagens de módulos diferentes.
III - O diâmetro principal da engrenagem conectada ao eixo 1 deve ser a metade do diâmetro principal da engrenagem conectada ao eixo 2, mantendo o mesmo módulo para as duas engrenagens.
IV - Podem-se empregar engrenagens cônicas espiraladas.
V - Ao se utilizarem engrenagens helicoidais, o vetor força resultante do contato entre os dentes estará contida no plano definido pela perpendicular ao eixo da engrenagem e pelo ponto de contato entre os dentes.
Está correto somente o que se afirma em: