Filtrar


Questões por página:

Em relação à forma como as despesas do governo e os impostos afetam o mercado de capitais, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir.

I Aumentos nos impostos reduzem a renda disponível, e isto desloca a curva de poupança para a direita. A taxa de juros real de equilíbrio é mais baixa e o investimento é menor.

II Quando o governo gasta mais do que arrecada, deve tomar empréstimos para financiar seu déficit. O déficit reduz a poupança nacional provocando alta das taxas de juros reais e redução do investimento privado.

III Quando o governo gasta menos do que arrecada, eleva a poupança nacional, aumentando os fundos disponíveis para os tomadores privados de empréstimos. Isso provoca redução das taxas de juros reais e aumento do investimento privado.


As afirmativas I, II e III são, respectivamente:

Considerando as curvas IS (Investiment-Saving) e LM (Liquidy money), o(s) fator(es) que determina(m) se essas curvas são elásticas ou inelásticas são
O caso da armadilha da liquidez no modelo IS-LM apresenta como característica
Considere o modelo IS-LM descrito no gráfico a seguir:



Nesse caso, uma política fiscal contracionista
Numa economia fechada, tem-se: Y = C + I + G C = 100 + 0,8Y I = 100 – 20r G = 100 M/P = 0,8Y – 20r M/P = 200
Em que: Y é o produto, C é o consumo privado, I é o investimento privado, G são os gastos do governo, r é a taxa de juros, em pontos percentuais e M/P é a oferta real de moeda.
A taxa de juros de equilíbrio dessa economia é