Filtrar


Questões por página:

Na atualidade, a economia brasileira funciona sob o regime de câmbio flutuante e com elevada mobilidade (embora imperfeita) de capitais. Admita, então, que sejam válidas as hipóteses inerentes ao modelo de Mundell-Fleming (modelo IS-LM-BP) e que a economia se encontre em uma situação de equilíbrio inicial. Considere, adicionalmente, que o governo brasileiro adote uma política fiscal bastante expansionista, caracterizada pelo incremento de investimentos públicos.


De acordo com o modelo de Mundell-Fleming, os efeitos finais, decorrentes da referida política fiscal expansionista, sobre a taxa de juros, a taxa de câmbio Real/Dólar (R$/ US$) e a renda agregada no país, comparativamente à situação prevalecente no equilíbrio inicial, serão, respectivamente, os seguintes:

O BP (Balanço de Pagamentos) registra as transações do país com o resto do mundo. Seu registro obedece às normas gerais de contabilidade, a partir do método das partidas dobradas e convenção de sinais para contas de ativos e de passivos. Quando determinado registro conduz a aumentos de Reservas aparece no BP com sinal negativo, e quer dizer que
I. ocorre diminuição dos haveres monetários do país em relação ao resto do mundo. II. o saldo passa a indicar o total das obrigações do país para com o exterior. III. maiores ativos do país nunca conduzem ao aumento ou diminuição de sua disponibilidade de reservas.
Está(ão) correta(s) apenas:
O Balanço de Pagamentos consiste no registro contábil dos pagamentos efetuados entre os agentes residentes e os não residentes em determinado país. Na estrutura básica do Balanço de Pagamentos, o fluxo de renda que reflete a integração de estrangeiros em mercados de trabalho doméstico e vice-versa denomina-se:
Considerando-se as premissas do modelo Mundell-Fleming (IS-LM-BP) para uma economia aberta, com governo, mobilidade imperfeita de capitais e câmbio flexível, quando é realizada uma redução da taxa de depósitos compulsórios dos bancos comerciais pela autoridade monetária, é correto afirmar que o efeito da política
No modelo IS-LM-BP com mobilidade imperfeita de capital, regime de câmbio flutuante e com a curva LM mais inclinada que a BP, o efeito de uma política monetária expansionista é o seguinte: