Filtrar


Questões por página:

Um dos indicadores mais utilizados para avaliação de políticas públicas em municípios brasileiros na área da saúde é a taxa de mortalidade infantil. Para essas políticas, também é importante acompanhar a quantidade de leitos hospitalares disponíveis. Considere três tabelas que representam um modelo dimensional:


MUNICÍPIO (ID-município, @UF, @mês, taxa-mortalidade-infantil, qtd-leitos)

TEMPO (ID-mês, mês-calendário, ano-calendário)

ESTADO (sigla, nome, região)


Esse modelo dimensional permite apresentar de um estado da federação, em um dos meses cadastrados, a

Considere que um dos estados do Brasil resolveu executar obras de infraestrutura em um de seus principais rios. Esse rio percorre um trajeto desde a serra até o mar, passando por 15 municípios desse estado. Todo o percurso do rio foi segmentado em trechos que recebem as obras. Cada trecho pode ter uma ou mais obras, uma obra é realizada em apenas um trecho e em apenas um município. As obras em questão podem demorar de seis meses a dois anos. Mensalmente, todas as obras são avaliadas quanto ao seu valor executado (no mês) comparado ao respectivo valor orçado (para despesas no mesmo mês). Foram criadas quatro tabelas segundo o modelo relacional de dados (as chaves primárias estão sublinhadas; as chaves estrangeiras estão indicadas pelo sinal @ no início do nome do atributo):


OBRA (ID-obra, @município, @trecho, @mês, valor-orçado, valor-executado)

MUNICÍPIO (ID-município, nome, quantidade-habitantes, IDH)

TRECHO (ID-trecho, extensão-em-km)

TEMPO (ID-mês, mês-calendário, ano-calendário)


Considere ainda os domínios de alguns atributos:


MUNICÍPIO.quantidade-habitantes [1.000,10.000.000]

TRECHO.extensão-em-km [10,1.000]

TEMPO.mês-calendário [1,12]


Por fim, considere as seguintes dependências funcionais (em que a notação A → B indica que A determina B):


ID-município → quantidade-habitantes


nome → IDH


O modelo de dados apresentado com quatro tabelas, que implementa um modelo dimensional,

Considere que uma tabela, definida segundo o modelo relacional de dados, possui dados de pessoas físicas (chave primária: CPF).


PESSOA (CPF, nome, data-nascimento, email)


O atributo RG (número do Registro Geral, principal documento de identificação de pessoas físicas no Brasil) precisa ser adicionado a essa tabela.


Diante disso, uma vez adicionado o atributo RG, verifica-se que

O modelo relacional de dados é amplamente utilizado em bancos de dados. A organização de dados em tabelas (relações), com suas respectivas linhas (tuplas) e colunas (atributos), é de fácil compreensão. Os Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados Relacionais (SGBDR) tornam possível persistir dados em tabelas com qualidade e recuperar esses mesmos dados de forma rápida e eficiente.
Segundo o modelo relacional de dados, uma tabela pode ter
Os bancos de dados relacionais permitem a modelagem e a persistência de dados estruturados. Uma característica de tais bancos de dados é que eles possuem metadados. Considere que um banco de dados possui uma tabela relacional chamada PRODUTO e que essa tabela possui atributos, tais como a identificação do produto, o nome do produto e o seu valor de venda.
Nesse cenário, os metadados relativos à tabela PRODUTO são utilizados pelo seu respectivo Sistema Gerenciador de Banco de Dados Relacionais (SGBDR) para