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Considere uma empresa nacional com o total de 10000 funcionários, dos quais 1000 são a favor da implementação de um projeto na empresa. Uma pesquisa é realizada e 500 funcionários são selecionados aleatoriamente. Seja X igual ao número de funcionários favoráveis à implementação do projeto na amostra, o valor esperado de X, denotado por E[X], e a variância de X, denotada por Var[X], são, respectivamente, iguais a:
Observe a tabela a seguir:

Com base nos dados, é correto afirmar que a variância e o desvio padrão da amostra Xi, i = 1,2,3,4,5, com média
= 30, respectivamente, é igual a:

Com base nos dados, é correto afirmar que a variância e o desvio padrão da amostra Xi, i = 1,2,3,4,5, com média
= 30, respectivamente, é igual a:
Concurso:
SEDUC-MT
Disciplina:
Estatística
O plano amostral que consiste na divisão da população de N unidades em subconjuntos disjuntos N1, N2, ..., Nl de unidades, respectivamente, tal que N = N1 + N2 + ... + Nl, com a posterior seleção de uma amostra dentro de cada subconjunto, é denominada amostragem:
Concurso:
Instituto Federal Pará
Disciplina:
Estatística
Dentre os diversos testes estatísticos utilizados na análise de resíduos de um modelo de regressão linear múltipla, encontra-se o Teste de Levene. Sobre esse teste, analise as afirmativas a seguir.
I. É utilizado para testar a homocedasticidade das variâncias dos erros. II. A rejeição da hipótese nula do teste é baseada na distribuição F. III. Antes de realizar testes paramétricos, como o teste t de Student, ele é usado para garantir que as suposições subjacentes desses testes estão sendo atendidas.
Está correto o que se afirma em
I. É utilizado para testar a homocedasticidade das variâncias dos erros. II. A rejeição da hipótese nula do teste é baseada na distribuição F. III. Antes de realizar testes paramétricos, como o teste t de Student, ele é usado para garantir que as suposições subjacentes desses testes estão sendo atendidas.
Está correto o que se afirma em
Concurso:
Instituto Federal Pará
Disciplina:
Estatística
O diretor-geral de uma grande rede de escolas deseja estudar a relação entre a nota dos alunos do ensino médio em uma determinada prova de conhecimentos gerais (Y, em pontos) com o sexo do aluno (X1 = 0, se feminino; X1 = 1, se masculino), a idade do aluno (X2, em anos) e a sua renda familiar per capita (X3, em reais). O estatístico contratado pra resolver esse problema selecionou uma amostra aleatória de alunos, ajustou um modelo de regressão linear múltipla usando as variáveis explicativas X1, X2, X3 e Y como a variável resposta. Ele apresentou ao diretor as seguintes conclusões:
I. A nota média do aluno cresce linearmente com relação a sua idade.
II. A nota média do aluno cresce linearmente com relação a sua renda familiar per capita.
III. A média da nota do aluno difere entre os dois sexos.
IV. O efeito linear da renda familiar per capita na nota não é o mesmo para qualquer idade, e vive-versa.
V. O efeito linear do sexo do aluno na nota é o mesmo para qualquer idade e renda familiar per capita.
Considerando as conclusões anteriores, marque a alternativa que corresponde a uma possível representação da estrutura do modelo final apresentado ao diretor-geral.
I. A nota média do aluno cresce linearmente com relação a sua idade.
II. A nota média do aluno cresce linearmente com relação a sua renda familiar per capita.
III. A média da nota do aluno difere entre os dois sexos.
IV. O efeito linear da renda familiar per capita na nota não é o mesmo para qualquer idade, e vive-versa.
V. O efeito linear do sexo do aluno na nota é o mesmo para qualquer idade e renda familiar per capita.
Considerando as conclusões anteriores, marque a alternativa que corresponde a uma possível representação da estrutura do modelo final apresentado ao diretor-geral.