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Atualmente, o modelo vivenciado pelo Estado brasileiro é o da administração pública patrimonialista.
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No século XX, após o advento dos direitos públicos, isto é, aqueles de que gozam todos os cidadãos, fazendo que a propriedade do Estado seja efetivamente pública, a democracia e a administração pública burocrática — concebidas para proteger o patrimônio público — precisavam transformar-se: a primeira deveria ser mais participativa ou mais direta, e a segunda, menos burocrática e mais gerencial.
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Para a administração pública gerencial, ao contrário do que ocorre na administração pública burocrática, a flexibilização de procedimentos e a alteração da forma de controle implicam redução da importância e, em alguns casos, o próprio abandono de princípios tradicionais, tais como a admissão segundo critérios de mérito, a existência de organização em carreira e sistemas estruturados de remuneração.
A dominação burocrática proposta por Weber estabeleceu os seguintes atributos da organização racional-legal, exceto:
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O conceito central da teoria da burocracia é a autoridade legal, racional ou burocrática.