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O Modernismo no Brasil, que teve início com a Semana de Arte Moderna em 1922, é caracterizado por uma série de fases distintas. Sobre essas fases e seus autores, assinale a alternativa correta:
Todas as obras abaixo foram escritas por Carlos Drummond de Andrade, exceto:

Sobre as características das escolas literárias, relacione as duas colunas e assinale a alternativa correta.

 

 

Coluna I.

A- Barroco.

B- Simbolismo.

C- Romantismo.

D- Arcadismo.

E- Modernismo.

F- Realismo.


Coluna II.
(1) Busca pela linguagem brasileira, nacionalismo, ironia, humor, paródia e relato do cotidiano. (2) Reflete a simplicidade por meio da exaltação da natureza, os escritores estavam preocupados em demonstrar uma vida simples e tranquila, longe dos centros urbanos. Usavam linguagem simples e objetiva. (3) Dualidade entre os prazeres do corpo e a espiritualidade, sombras e luzes: a valorização do contraste, obras rebuscadas e ricas em detalhes. (4) Retrato fidedigno da realidade, busca do objetivismo, cientificismo e materialismo. (5) Constante aproximação entre a música e a poesia; misticismo, religiosidade e sublimação; criação de obras de arte valorizando a intuição e descartando a racionalidade e a lógica. (6) Sentimentalismo, supervalorização das emoções pessoais, subjetivismo e egocentrismo. Dentro de um universo particular, o poeta sente a derrota do ego, produz frustrações e tédio.

Considerando o desenvolvimento da literatura no Brasil, bem como os fundamentos de teoria literária, julgue o item.


Há, em Vidas secas, uma perspectiva crítica que extrapola a temática da seca e alcança, por meio de uma linguagem concisa e elíptica, a representação da espoliação da humanidade pelos personagens do romance.

Considerando o desenvolvimento da literatura no Brasil, bem como os fundamentos de teoria literária, julgue o item.


Um dos principais aspectos da poesia modernista da 1.ª fase foi a valorização de temas do cotidiano e da oralidade, na tentativa de combater o tradicionalismo na linguagem poética para, assim, captar esteticamente o caráter diverso e miscigenado da cultura popular nacional.