Filtrar


Questões por página:
“A membrana citoplasmática bacteriana, também chamada membrana plasmática, é uma estrutura de aproximadamente 8 nm de espessura. Esta estrutura forma uma barreira responsável pela separação do meio interno (citoplasma) e externo, sendo vital para a célula. Como a maioria das membranas biológicas, a membrana plasmática das bactérias é composta por proteínas (60%) imersas em uma bicamada de lipídeos (40%), sendo os fosfolipídeos os mais importantes. As proporções dos componentes são variáveis, dependendo da espécie bacteriana e das condições de cultivo.”
(TRABULSI, L.R.; ALTERTHUM, F. Microbiologia.6 ed. São Paulo: Atheneu,2015.888 p.).

Quanto às funções da membrana plasmática da célula bacteriana, todas as alternativas são verdadeiras, EXCETO:
Nos humanos, os tecidos são divididos em quatro grandes grupos, de acordo com as diferenças morfológicas e suas especializações funcionais (condutibilidade, contratilidade, absorção, excreção e reprodução, dentre outras). São eles: os tecidos epiteliais, tecidos conjuntivos, tecidos musculares e tecidos nervosos. Estas categorias, por sua vez, ainda possuem subdivisões e especificações próprias de cada uma.
(JUNQUEIRA, L.C.U. Histologia básica: texto e atlas.13. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,2018.563p.)

Sobre essas categorias e subcategorias dos tecidos humanos, são feitas as considerações a seguir. Identifique e marque a alternativa CORRETA.
Na revista Nature, em abril de 1953, foi publicada uma fotografia que iniciava uma verdadeira revolução nas ciências biológicas. Trata-se da primeira imagem da estrutura da molécula do DNA, obtida graças à cristalografia de raios X desenvolvida por Rosalind Franklin e Maurice Wilkins. Emergia, assim, uma grande visibilidade mundial sobre o trabalho de Francis Crick e James Watson, a vanguarda da área da biologia molecular, e iniciou-se a expansão dos conhecimentos sobre o DNA e sua importância para revelar a maneira como a vida acontece.
Com base nos conhecimentos sobre biologia molecular e biotecnologia, analise as afirmações a seguir e assinale a INCORRETA.
O trabalho do bioquímico Erwin Chargaff forneceu evidências adicionais de que o DNA seja o material genético por excelência. Em 1950, ao analisar a composição das bases do DNA de diversos organismos distintos, ficou evidenciado que a diversidade molecular entre espécies diferentes tornou o DNA o candidato mais plausível ao papel de material genético. Por outro lado, seus trabalhos demonstraram uma regularidade peculiar da proporção das bases dos nucleotídeos, a chamada Regra de Chargaff, pela qual os percentuais das bases complementares são iguais para cada espécie. Assim, sabendo-se que no DNA de uma dada espécie de ouriço-do-mar a porcentagem de timina é de 32%, a porcentagem de citosina é de aproximadamente:
Analise as afirmativas a seguir em relação às proteínas histonas, que desempenham papel fundamental no enovelamento da cromatina.

I - Existem cinco tipos de histonas, denominadas H1, H2A, H2B, H3 e H4. A H2A e H2B são subdivididas em dezenas de subtipos, que contêm cerca de 100 aminoácidos.
II - As histonas nucleossômicas são as que a molécula de DNA se enovela em torno delas para formar os nucleossomos, que constituem as unidades básicas do enovelamento da cromatina.
III - As histonas nucleossômicas associam-se e formam uma estrutura octamérica composta por dois H2A, dois H2B, dois H3 e dois H4.
IV - Os nucleossomos encontram-se separados por porções de DNA espaçadores de comprimento variável.
V - a cromatina de cada cromossomo passa por sucessivos graus de enovelamento, que são induzidos por um complexo de proteínas nucleares denominadas nucleoplasmina.

Assinale a alternativa CORRETA.