Filtrar


Questões por página:
Todos os organismos, incluindo os microrganismos, podem ser classificados metabolicamente de acordo com seus padrões nutricionais – sua fonte de energia e sua fonte de carbono.
Um organismo classificado como quimioautotrófico
Uma das etapas fundamentais que estabeleceu a relação entre microrganismos e doenças ocorreu quando um grupo de mercadores franceses pediu a Pasteur que descobrisse por que o vinho e a cerveja azedavam. Eles esperavam desenvolver um método que impedisse a deterioração dessas bebidas quando enviadas a longas distâncias. Naquele tempo, muitos cientistas acreditavam que o ar convertia os açúcares desses fluidos em álcool.
(Tortora, G. J. Microbiologia.12. ed. Artmed,2017)

Com relação à ação dos microrganismos na produção e deterioração do vinho e da cerveja, analise os itens a seguir:

I. Ao contrário da crença dos mercadores, na produção do vinho e da cerveja, os açúcares é que são convertidos em álcool, através da fermentação realizada em anaerobiose por um fungo unicelular. II. O azedamento do vinho é causado por bactérias, que transformam o álcool em vinagre (ácido acético). III. No processo de pasteurização, o aquecimento é utilizado para reduzir a deterioração e eliminar microrganismos potencialmente patogênicos.

Está correto o que se afirma em
Leia o trecho a seguir.

Os radioisótopos podem ser usados em perícias para o combate a fraudes alimentares. Em 2018, pesquisadores do Centro de Energia Nuclear na Agricultura, da Universidade de São Paulo, demonstraram que a maior parte das marcas de shoyu consumidas no Brasil são à base de milho e não à base de soja, que deveria ser o seu ingrediente principal. A constatação se baseou na diferença de composição isotópica das plantas: por usarem diferentes mecanismos de fixação de carbono, o milho possui maior proporção do isótopo pesado do carbono (13C) em seus tecidos, se comparado à soja. Mesmo depois do processamento dos grãos para a fabricação do molho, essa diferença continua a se expressar no produto final, como uma assinatura de origem.
Revista Perícia Federal, no 45.2020.

Com relação ao tema acima, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A incorporação de átomos de carbono aos tecidos vegetais ocorre por meio dos processos de fotossíntese e respiração celular.
( ) A fotossíntese do tipo C3 gera, durante a fase clara do ciclo de Calvin, um composto orgânico com 3 átomos de carbono. Já a fotossíntese do tipo C4 gera, durante essa mesma fase do Ciclo, um composto com 4 átomos de carbono.
( ) Plantas de soja e milho são, respectivamente, exemplos de planta C3 e C4. A fotossíntese do tipo C4 é especialmente vantajosa em regiões quentes e com intensa luminosidade, onde os estômatos estão parcialmente fechados durante o dia.

As afirmativas são, respectivamente,
Leia o fragmento a seguir.

Agrotóxicos foram usados em 305 casos de tentativa de envenenamento na última década. Dados do Ministério da Saúde mostram que o agrotóxico mais usado nos casos de violência está banido do país desde 2012. Trata-se do aldicarbe, popularmente conhecido como chumbinho e usado ilegalmente como veneno de ratos.

(Fonte: https://reporterbrasil.org.br/2021/01/ sem-fiscalizacao-agrotoxico-vira-arma-para-violencia-domestica/. (Adaptado).


O aldicarbe é um agrotóxico do tipo carbamato que pode levar à morte, pois ele inativa a enzima acetilcolinesterase.
Sobre essa enzima, assinale a afirmativa correta.
Uma forma de reconhecer os vestígios deixados pelos criminosos, utilizada em larga escala e com resultados bastante satisfatórios, é o uso de moléculas presentes nas células e que são únicas para cada ser vivo: é o DNA.
Em uma cena de crime foi encontrado um fio de cabelo de onde se podia extrair DNA. Existiam três suspeitos (indivíduos A, B e C), cujos DNAs foram coletados para análise.
Os mesmos três loci foram analisados, comparando as amostras dos três suspeitos (A, B e C) e do DNA encontrado na cena do crime (F).Na imagem vemos os resultados em que se usou a reação em cadeia da polimerase (PCR) e a eletroforese em gel.

Imagem associada para resolução da questão

(Adaptado de ALBERTS et al. Biologia molecular da célula.6. ed. Porto Alegre: Artmed,2017.)

Embora pessoas diferentes possam ter várias bandas em comum, o padrão geral é bastante distinto para cada pessoa. Assim, podemos dizer que o(s) indivíduo(s) que, pelo DNA, pode(m) ser eliminado(s) da investigação é(são)