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Questões por página:
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) a partir da definição do padrão ofício e da redação oficial na Administração Pública brasileira.
( ) Atualmente, utiliza-se o termo ofício para o que anteriormente distinguia-se como aviso, ofício e memorando.
( ) Dados do órgão, tais como endereço, telefone, endereço de correspondência eletrônica e sítio eletrônico oficial da instituição, podem ser informados no rodapé do documento.
( ) Ao indicar o local e a data do documento, o nome do mês deve ser escrito com inicial maiúscula.
( ) O endereçamento é a parte do documento que informa quem receberá o expediente.
( ) O fecho das comunicações oficiais objetiva, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, saudar o destinatário. Para autoridades de hierarquia superior a do remetente, deve-se utilizar o fecho “cordialmente”.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo
Assinale a alternativa correta no que se refere à correção gramatical e à adequação da linguagem do trecho apresentado à correspondência oficial.
A correção ortográfica é requisito elementar de qualquer texto e é ainda mais importante quando se trata de textos oficiais. Assinale a alternativa que apresenta a vogal ou encontros vocálicos necessários para completar, na ordem apresentada, as seguintes palavras: REB__CAR, LAV__RA, BAND__JA, COLH__TA, AC__DIR, B__BINA, FEM__ NINO, ACAR__AR.
Em cada uma das opções abaixo, é apresentado trecho de hipotético documento em tramitação no Poder Legislativo. Assinale a opção em que o trecho apresentado atende, conforme disposto no Manual de Redação da Presidência da República, aos seguintes requisitos da redação oficial: observação das regras da gramática formal; emprego de vocabulário comum ao conjunto dos usuários do idioma.